Fico sempre fascinada...

29 de dezembro de 2015

Fico sempre fascinada, e digo-o com toda a sinceridade, com a quantidade de livros por ano que as mães como eu e como outras conseguem ler. Há pouco contei num blog mais de 50 livros num ano.
Está certo que eu sou capaz de ler perto de uns dez em tempo de férias, mas estou em férias. Durante o ano, vou comprando livros que depois acumulo e leio, lá está, em férias. Só vou conseguindo ler alguns artigos da Sábado e da Visão ao longo da semana, antes de me deitar, um capítulo ou outro de um livro à sexta e ao sábado, e muitas vezes até isso se torna difícil, porque chego à cama de rastos. Se calhar, se não escrevesse tanto no blog tivesse mais tempo para ler...mas os posts, maus ou bons, saltam-me dos dedos à velocidade da luz e escrever no blog é comunicar...e eu tenho esta premente necessidade de comunicar...Talvez peça com uma das passas, ao som das doze badaladas, mais tempo para ler. Porque ler é viajar e eu preciso, urgentemente, de viajar.

30 comentários

  1. Vai ser um objetivo para o novo ano...mais leituras!

    ResponderEliminar
  2. Eu já li muito mais do que agora, que estou neste trabalho. Parece mesmo que não há tempo =S
    Ultimamente então... E não tenho filhos!

    P.S- O meu pai não é não gostar do que faço, mas não come se for eu a fazer. Não nos falamos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Maria, ler e escrever complementam-se. O problema é o tempo. Mas ainda que a leitura saia prejudicada, o que recebo no blog não é negociável, é-me imprescindível!
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Não sou mãe e acho que ler 50 livros por ano é algo quase impensável para mim. Considero que li durante a maior parte do ano e não cheguei sequer a 20 livros. Mas também tenho o problema de me custar estar sempre a comprar livros. Ainda no outro dia li o teu post em que falavas da fnac e do que tinhas gastado e pensei que gostava de ser um bocado mais assim. No meu caso, vou à Bertrand 2 ou 3 vezes ver livros mas penso 'Hum acho que não devo estar a gastar dinheiro em mais um livro.' Há terceira, lá me decido e compro ou, pelo contrário, acabo por não comprar.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não sou de livros, lool

    Beijinhos minha amiga.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. ahahah Bons velhos tempos em que eu podia ler!

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de ler mas nem sempre tenho tempo :) de facto, é espantoso que mães que trabalhem consigam ler tanto :P

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto muito de ler e, felizmente, tenho conseguido ter tempo para isso...como tenho dificuldades em adormecer cedo, mesmo estando cansada, aproveito e leio sempre um bocadinho!

    ResponderEliminar
  9. Adorava ter tempo para conseguir ler mais, precisamente porque ler é viajar. É permitir-nos ter um momento só para nós, em que nos desprendemos da realidade.

    r: Não podemos ficar à espera que as coisas aconteçam, há decisões que temos que tomar, de preferência, conscientes de que serão o melhor para nós. Mas acredito que, mais cedo ou mais tarde, se tínhamos que chegar a algum lado ou se tinha que nos acontecer alguma coisa (boa ou má) isso acontece.

    ResponderEliminar
  10. Pronto, eu já nem vou arranjar mais desculpas... ando a ler pouco. Não tenho óculos de ler decentes e os progressivos não são adequados a leituras prolongadas.
    Não são desculpas. É uma realidade que tenho de mudar rapidamente. :/

    ResponderEliminar
  11. Em tempo de aulas é-me difícil ler um bom livro sem interrupções. Gosto de ler imenso nas férias, precisamente porque não tenho «mais nada» em que pensar!

    ResponderEliminar
  12. Também não sei onde as pessoas arranjam assim tanto tempo...

    ResponderEliminar
  13. Eu simplesmente deixei de ter tempo para o que quer que seja. Antes lia um ou dois livros por fds, mas agora quero é descansar o máximo e dormir porque realmente a minha vida (principalmente este mês) tem-se baseado em trabalhar, comer e dormir... e mal! :/

    ResponderEliminar
  14. O tempo torna-se escasso para tantas solicitações. Acho que tem a ver com a escolha das nossas prioridades. Eu adoro ler, mas também gosto tanto de pedalar e quase todo o meu tempo livre é gasto a pedalar. A leitura normalmente fica para segundo plano... A ver se em 2016 volto em força ás leituras :)

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto muito de ler, mas não consigo ler nem metade disso num ano xD

    ResponderEliminar
  16. não faço ideia de quantos livros li este ano.
    Vou lendo, não faço contagem.

    ResponderEliminar
  17. Bem, este ano li 30 livros, mas espero para o ano ler no minimo 50:)

    ResponderEliminar
  18. Confesso que não leio mais por preguiça (falta de motivação). Tenho prioridades: filho pequeno, casa, roupa, trabalho, mas arranja-se sempre um tempinho antes de dormir ou nos transportes. Mas como passo o dia todo ao computador prefiro descançar os olhinhos. Mas tenho aqui um livro a meio à espera de ser devorado. :)

    ResponderEliminar
  19. Então que consigas "viajar" mais durante o próximo ano, ainda que seja através da leitura. Um Feliz Ano Novo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Eu, que não sou mãe, também não leio tantos livros. Em média leio um por mês... mas adoro ler e acho que é um óptimo hábito!
    Que 2016 traga mais tempo para ler e viajar =)

    ResponderEliminar
  21. Não é nada fácil conciliar tanto trabalho com o tempo que a leitura requer. Normalmente roubo ao sono, mas depois, as pestanas ao longo do dia têm uma tendência assassina para se juntarem...só problemas.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
  22. eu adoro ler mas mesmo assim tu ganhas eu não consigo ler tantos livros assim por ano!
    demoro meses a ler 1 livro!

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro ler, mas também não tenho tido tempo para fazê-lo :(

    ResponderEliminar
  24. Também gosto muito de ler, mas só o faço nos transportes públicos. Também gostava de ler mais, mas infelizmente o tempo não estica e as prioridades vão sendo outras...

    ResponderEliminar
  25. Também eu! Tenho um livro há vários meses para terminar de ler e não é por falta de vontade. Não tenho tempo, tenho outras prioridades e quando acho que vou conseguir ler uma página, tenho o pequeno a pedir-me para brincar com ele. E acabo por deixar o livro de lado, claro. :)

    ResponderEliminar
  26. Eu não vou dizer quantos livros li enquanto grávida porque a esperança de começar agora a lê-los é quase nula! E é algo que adoro.

    Feliz 2016!

    ResponderEliminar
  27. Acho que a leitura depende da nossa vida, da forma como organizamos o tempo, dos nossos gostos, das nossas prioridades. Eu adoro ler e todos os momentos são aproveitados, embora nem sempre :P Não sou mãe e isso também ajuda muito!
    Com as tuas meninas, podes sempre tentar arranjar uns minutinhos por dia para ler algumas páginas, é um hábito tão bom :)

    Beijinhos e um ótimo 2016!

    ResponderEliminar
  28. Tal e qual...apetece comunicar... Dantes eu lia tanto...agora não.

    ResponderEliminar
  29. eu sou-te sincera, gostava que escrevesses menos posts, porque gosto de te ler, mas são tantos que resulta dificil acompanhar. vai lá ler um bocadinho pelo meio...lol

    ResponderEliminar