As coisas vão mudar...

3 de abril de 2016

Com elas as crescer, começo a interrogar-me se não as devia implicar mais nas tarefas domésticas. Tento sempre fazer tudo o que não é feito pela senhora que cá vem a casa 4 horas, mas, ao ler artigos de revistas especializadas em educação, chego sempre à conclusão que, as minhas filhas, respectivamente com 8 e 10 anos, deviam fazer muito mais que dobrar a roupa e pô-la para lavar.
As coisas vão mudar...há uma série de tarefas que elas ainda não fazem. Segundo a Pais e Filhos brasileira está na altura de as pôr a:
  • Separar a roupa suja por cores e tecidos;
  • Estender a roupa para secar, apanhando-a depois de seca;
  • Dobrar e arrumar a roupa limpa;
  • Lavar, limpar e arrumar a loiça;
  • Além de fazer a cama, arrumar todo o quarto;
  • Aspirar a casa.
Parece-me um bocadinho exagerado pô-las a aspirar...ou a lavar a louça. Mas estou convencida, que é para o bem delas, para que se tornem adultos responsáveis e colaborantes.


14 comentários

  1. Aspirar a casa não mas aspirar o respectivo quarto não me parece desajustado! E elas gostam vais ver ...
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. A minha experiência é esta: quando era miúda e pré-adolescente, os meus pais tiveram uma empregada a tempo inteiro. Dormia lá em casa. Quando a rapariga ia visitar os pais no Alentejo, eu era responsável pelas “minhas coisas”. Aqui, e durante uns 15 anos, tive duas senhoras (em anos diferentes) que me ajudavam nas tarefas domésticas três dias por semana. Responsabilizei os meus filhos por fazer as suas camas, levantar a mesa, etc, nos outros dias. Hoje adultos, fazem aquilo que muito bem entendem!!!
    Uma amiga em Portugal tem uma doméstica todos os dias. Os filhos nunca foram habituados a levantar um prato!!! Ao fim de semana, quem põe e levanta a mesa, quem põe a loiça na máquina? Apenas o mais velho. É uma guerra lá em casa! Os outros estão-se absolutamente nas tintas! : )
    Conclusão: sou de opinião de que cada um dos filhos (e marido) deve ser responsável por determinadas tarefas consoante a sua idade (com a exceção do marido que deve ajudar 50/50!!)! Quando saírem de casa, vão com os devidos “alicerces” que poderão usar ou não... o problema será deles! : ))

    Li o comentário da A Pimenta. Dois anos? Acho um pouco cedo demais. Mas aos 3 ou 4 poderão arrumar os seus brinquedos. É o que fazem na pré-primária; colocar os cadernos, lápis, e outros materias escolares nos seus lugares.

    ResponderEliminar
  3. Levei muita chapada por causa da loiça para lavar. Eu comecei a lavar a loiça ainda não tinha 7 anos. Minha mãe ia para o trabalho e dizia-me que quando chegasse queria a loiça lavada. Eu não gostava nada de lavar a loiça e mandava a minha irmã (18 meses mais nova) Lavá-la. Ela era muito pequenina e parece que tinha as mãos rotas, sempre partia algum prato ou copo. Quando a mãe chegava, levava a primeira por ter partido, e claro eu dizia que tinha sido a mana, e aí levava a segunda porque ela dizia que se a mana fosse capaz de lavar a loiça ela mesma lhe mandaria lavar. Mas tinha sido a mim que mandara eu é que era responsável. E levava de novo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu só digo que se bem não fizer - mal nunca lhes fará. Aliás, o ditado é muito velho, mas também sábio " O trabalho do menino é pouco mas, quem o perde é louco"

    Boa tarde

    ResponderEliminar
  5. Hello from Spain: it is necessary to educate children from the earliest ages. We need to educate future responsible adults. Keep in touch

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente não vejo qualquer problema. Com essa idade eu limpava o pó ao meu quarto, fazia a cama todos os dias, ajudava a dobrar meias e cuecas que estavam secas, ajudava a pôr e levantar a mesa... Nunca vi isso como algo complicado. Enquanto a minha mãe cozinhava um dos filhos (ou 2) punha a mesa e enquanto isso íamos conversando... Ao fim de semana os meus irmãos limpavam o quarto deles (um limpava o pó e o outro aspirava).

    ResponderEliminar
  7. Nós criámos uma que já passou dos trinta e ficou tão aselha das mãos, que quando a vejo pegar numa faca, pergunto logo se não será melhor chamar primeiro o 112. ahahah

    ResponderEliminar
  8. Comecei a ajudar nas tarefas domésticas desde nova, com 10 anos já fazia todas essas tarefas, mas apenas aspirava o meu quarto, nada muito pesado. Hoje sou completamente autónoma nas tarefas domésticas e faz-me confusão ter amigas da minha idade (23 anos) que dizem não saber passar a ferro ou limpar uma casa de banho. Acho que não faz mal nenhum introduzires, aos poucos, essas actividades :)

    ResponderEliminar
  9. Os meus têm 3 e 4 e já ajudam em muitas coisas simples, porque mostraram essa vontade. Ajudam a por e a arrumar a mesa, às vezes já querem ajudar a fazer a comida; a arrumar a roupa e a colocar a roupa suja no cesto, também gostam de a colocar na máquina; ajudam a estender a roupa lavada e a apanhá-la; por eles limpavam o pó a tudo e mais alguma coisa, normalmente dou-lhes um pano e deixo-os "limpar".
    Acho que se eles demonstrarem interesse nessas atividades, quanto mais cedo começarem melhor!

    ResponderEliminar
  10. Desde pequena que sempre ajudei nas tarefas domésticas e acho que só me fez bem, pois sei que, quando deixar a casa dos meus pais, saberei desenrascar-me sozinha.

    ResponderEliminar
  11. Acho que aos poucos convém envolvê-las e ensinar-lhes a organização e limpeza. Não faz mal nenhum e fica-lhes para a vida :)

    ResponderEliminar
  12. Eu também comecei cedo nas tarefas domésticas. Desde que me lembro nas férias ia trabalhar com a minha mãe (é empregada doméstica) e ajudava-a sempre e à medida que ia crescendo as tarefas lá em casa iam aumentando.
    Agora se as tuas Minis forem como a minha filha mais velha tens que andar sempre em cima delas ahaha mas vá a minha até que já interiorizou dessarumou arrumou =)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu não tenho filhos mas não me parece mau de todo pôr as crianças a fazer algumas tarefas. Elas têm que se ir habituando...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Os meus sobrinhos têm a mesma idade que as tuas filhas. Fazem tudo em casa, e gostam!!!

    ResponderEliminar