Que responder???

8 de abril de 2016

Que responder, quando a vossa filha de 8 anos acabados de fazer, chega ao pé de vós e diz com as lágrimas nos olhos "Mãe, tenho dificuldade em lidar com as minhas frustrações!!! Hoje a E. chamou-me totó e eu rasguei-lhe a camisola!"?????
Apetecia-me dar-lhe uma palmada, mas fiquei apalermada. Um fedelho de 8 anos a dizer que não sabe lidar com as frustrações??? Onde errei?

13 comentários

  1. Não erraste, as crianças são diferentes umas das outras. Tens de falar bastante com ela e tentar perceber o ponto de vista dela. A minha neta de 5 anos (que ninguém diz que os tem) fez uma grande birra com o sono a ajudar chorava e dizia que não queria ser criança, que queria era ser mãe e não queria brincar, queria era estar na escola e trabalhar enfim só visto. No outro dia possivelmente já não se lembrava da cena. Isto para dizer que as crianças também têm os seus pequenos/grandes dramas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Os psicólogos metem coisas na cabeça dos miúdos...
    Com 8 anos, sabia lá eu o que eram frustrações. ahahahah

    ResponderEliminar
  3. As crianças também têm frustrações. Saber reconhecê-las é que não é muito normal. Às vezes nem os adultos sabem. Veja lá o João Soares...
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Acho que é mais: onde acertaste?! Em tudo! Para uma criança de 8 anos ser capaz de fazer essa interpretação da sua reacção é porque reconhece que foi errado e mais: reconhece qual a origem do acto e foi procurar ajuda com a melhor pessoa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Acabaste por escrever aquilo que pensei ao ler este post. Tomara que as minhas filhas sigam este exemplo!

      Eliminar
  5. Desculpa - e não querendo desvalorizar os dramas juvenis porque todos nós passamos por essa idade -, mas fartei-me de rir com a saída da tua filha. Oito anos e já conhece a palavra "frustrações"!!! Muito bom, começa cedo! Ahahah. Eu não teria contido o riso (apesar de saber que não agiu correctamente, mas a forma como o contou ... demais) :P

    ResponderEliminar
  6. É complicado, depende da forma como a outra lhe chamou. Mas se ela diz que não consegue lidar: Está assumir que sai de si..

    Beijos

    Bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que maturidade revela a tua pequena!Saber que a sua atitude não foi correta, o motivo que a causou e ainda verbalizar contigo. De facto, não erraste em nada! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Não erraste nada! As criancinhas são o fruto das suas circunstâncias e estas transcendem o ambiente familiar.
    Teve imensa piada!

    ResponderEliminar
  9. Acho que não foi erro mas sim uma educação acertada! Uma criança de oito anos reconhecer limitações e pedir ajudar é de louvar! Estás de parabéns pela filha que tens!

    ResponderEliminar
  10. Não considero que tenhas errado, muito pelo contrário! E ela saber reconhecer isso é sinal de maturidade

    r: Também raramente compro, já para evitar isso :p

    ResponderEliminar
  11. wow, não erraste, pelo contrário, ele tem sensibilidade para perceber já o que são frustrações e ainda mais importante, admitir que não as consegue controlar, ele começa a perceber-se tão cedo...

    ResponderEliminar