Tanto ódio!

8 de maio de 2021

 Tal como imaginei ao ouvir a notícia pela manhã de ontém, as redes sociais e os comentários à notícia relativa à criança de dois anos que morreu asfixiada dentro do carro estão carregados de ódio e de indignação contra os pais, especialmente contra a mãe.

Esta notícia valeu-me uma grande reflexão e uma grande sensação de alívio por as minhas filhas já serem crescidas e tamanha desgraça nunca me ter acontecido.

Nunca me esqueci das minhas filhas em sítio algum...mas podia ter esquecido... Não digo sair de um sítio sem as trazer comigo, mas achar que cumpri uma rotina sem a ter cumprido. 

Fases houve, com duas filhas com pouco mais de um ano de diferença, em escolas diferentes, com terapias e afins, que a minha vida foi uma correria. Os horários do meu marido eram incompatíveis com as rotinas delas, e sem qualquer família por perto, era sobre mim que recaíam todas as tarefas.

Entre os 2 e os 4 anos da mais velha poucas foram as noites em que dormi mais de duas horas seguidas.

Ainda hoje sinto o efeito da privação do sono que sofri. Na altura era muito pior.

Telefono aos meus pais todos os dias e lembro-me, na altura, de ligar mais que uma vez por dia (como se fosse a primeira), achando que ainda não tinha ligado, ou de chegar ao fim do dia e a minha mãe me ligar preocupada por eu não ter ligado, quando eu quase que podia jurar que tinha.

Viver em piloto automático é uma consequência desta vida de correria. Muitas vezes os sentidos enganam-nos e temos a percepção que fizemos uma coisa que ainda não fizemos ou o contrário.

Não atiro pedras porque não consigo sequer imaginar a dor desta mãe.

Tenho a noção que, se algo do género, me tivesse acontecido...a minha vida teria acabado ali...

Por isso, não atiro pedras...apensas tenho compaixão e agradeço por nunca me ter acontecido.

9 comentários

  1. Uma coisa que quase deixou de existir e tanta falta faz é a empatia, mas sobram os julgamentos...

    >Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não tendo filhos foi o que pensei também

    ResponderEliminar
  3. Fizeste-me reflectir ainda mais. Digo-te, cada vez és mais especial no meu coração! Bom dia, Querida Amiga!
    .
    A brisa descansa, e abre o caminho ...
    .
    Beijos
    Um excelente Domingo!

    ResponderEliminar
  4. Os julgamentos em praça pública viraram moda.
    Abraço, saúde e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Nem quero pensar o que esta mãe deve estar a sentir e a passar. Penso que a senhora ainda está em estado de choque.

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus, que horror, uma criança morrer asfixiada, que coisa horrível, desejo uma boa e fantástica semana para ti, muita saúde e muita paz, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderEliminar
  7. Para quem está de fora é muito dificil entender como é possível esquecer um filho. Mas não quero imaginar a dor que essa Família está a sentir.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. É o correr do dia a dia, as preocupações imensas e sei lá que mais que justificam estas tragédias! Só nos resta lamentar e ter um pouco de piedade por esta mãe!

    ResponderEliminar