Onde chegamos...

15 de outubro de 2021

 Não gosto, nunca gostei e nunca gostarei (penso eu) de touradas.

Sou uma mulher nascida e criada no interior norte onde a tauromaquia não tem qualquer expressão.

Nem os 20 anos que levo a viver numa terra de aficionados me fez gostar de qualquer actividade que envolva touros.

As minhas filhas, emboram tenham vivido nesta terra desde o nascimento, também não apreciam.

No entanto, se não sou fanática e não gosto da festa brava, também não sou anti as pessoas que gostam da mesma. Respeito. Acho até graça ao colorido das suas e dos trajes, à vaidade que neles põem as gentes ribatejanas. Não meço a humanidade das pessoas pela relação que têm com a tauromaquia.

Respeito cada um e a terra onde vivo.

Parece-me estranha a decisão de proibir a entrada em touradas a menores de 16 anos. Sinto-a mais como um ceder a pressões dos grupos extremistas que vão para o Campo Pequeno apelidar os aficionados de "assassinos" numa atitude de absoluta agressividade e esta cedência terá, certamente, um preço. A ver vamos.

Começa a preocupar-me esta cada vez maior cedência aos grupos extremistas, ao politicamente correcto, em que, na defesa da tolerância de da inclusão, se cai na intolerância e no despotismo.

É que todos os exageros são perigosos, podendo levar ao resultado oposto.

9 comentários

  1. Os extremistas estão a aumentar em número e a ficar perigosos com as suas práticas grotescas. Tem razão. Perderam a noção do bom senso. São beligerantes. Não têm o meu apoio.

    ResponderEliminar

  2. Nasci no Ribatejo. Em miúdo cavalguei por entre o gado bravo, touros e vacas mães para touros de tourada. Por isso...imagine o meu gosto. .
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não gosto nem um bocadinho de touradas. Passava-se tão bem sem isso. Dou-te razão!

    .
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Toda e qualquer obstrução à realização de touradas, aplaudo!

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca gostei de touradas e penso que deveriam terminar de uma vez por todas, acho que podiam reinventar outras tradições.
    Mas nunca seria agressiva, não é com agressividade que se chega lá. O respeito acima de tudo.

    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com o seu texto é perigoso a cedência a extremismos.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  7. Não aprecio touradas, mas a partir do momento que causa sofrimento ao animal sou contra. Já não se trata de cultura, mas de maus tratos e violência. Há coisas engraçadas, mas quando levadas ao extremo deixa de fazer sentido.

    ResponderEliminar
  8. Só gostava de ver o cavalo do João Moura.
    Aquele cavalo branco lindo que dançava.
    Bjs, boa semana

    ResponderEliminar