Quem vê caras...

12 de novembro de 2018

Um provérbio muito antigo que todos, certamente, conhecem diz que "quem vê caras, não vê corações".
A blogosfera é muito engraçada nesse aspecto. Porque quase que me apetece dizer "Quem lê posts não vê quem os escreve.". Na verdade, salvo raríssimas excepções, os blogs que eu sigo ou segui pouco me revelam acerca do rosto e do corpo que envolve a alma de quem os escreve.
Eu mesma me dou muito pouco a conhecer. Não por vergonha, mas porque prefiro manter algumas coisas só minhas e de quem faz, fisicamente, parte dos meus dias. Tempos houve em que não o fazia por motivos profissionais. Neste momento, é mesmo por uma questão de reserva. Aconteceu o mesmo com o facebook.
No entanto, quase sete anos volvidos sobre a minha presença na blogosfera como participante e muitos mais como leitora, confesso que tenho cada vez mais necessidade de me aproximar de algumas pessoas que tenho em grande conta e que acredito que sejam realmente autênticas naquilo que escrevem, na forma como opinam. Tenho necessidade de tirar teimas. Tenho necessidade de confrontar a imagem mental que criei da pessoa em função daquilo que escreveu e a verdadeira imagem.
Não sei se vos aconteceu, mas, ao longo destes anos, acabei por ter um certo respeito e carinho por alguns bloggers.
Serei caso único? Serei uma voyeur?




26 comentários

  1. Pessoalmente, acho que é uma consequência natural da convivência. Até pode não ser regular, mas quando interagimos com determinadas pessoas, neste caso bloggers, acabamos por desenvolver esse carinho e por nos querermos aproximar. É uma questão de identificação

    P.S. O cabeçalho está amoroso *-*

    ResponderEliminar
  2. Dá-se pouco a conhecer? A Maria do Mundo é um livro aberto na blogosfera. : )))
    É precisamente por sentir amizade com quem convivo na blogosfera que continuo a postar e a ler os mesmos bloggers há anos, embora neste último ano esteja a visitar uns quantos novos que também gosto muito. Não me interessa saber como são fisicamente nem a sua faixa etária, nem a sua profissão, nem o seu estatuto social. O que escrevem é o mais importante. Quer se trate de assuntos mais sérios, experiências do seu dia a dia, pensamentos, desafios, anedotas, locais que visitaram e gastronomia!! Adoro postagens sobre comida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Catarina. Digo não me dar a conhecer no sentido físico, não ponho muitas fotografias, não mostro as minhas filhas. Olhe a Catarina é daquelas pessoas que eu adorava conhecer! :P

      Eliminar
  3. Acontece a todos.
    Acredite que acontece a todos.

    ResponderEliminar
  4. Sim já me aconteceu... Fiquei amiga da L. das horas, ela era exactamente como pensei.
    Também já fiz mais amigos por aqui e tenho mantido contacto e não me tenho enganado quanto ao carácter...

    ResponderEliminar
  5. sinto o mesmo.... alguns blogs visito todos os dias... leio as suas tristezas e alegrias... fazem parte do meu dia

    ResponderEliminar
  6. Acho que é natural, vamos convivendo uns com os ouros e a curiosidade pode sempre surgir :)
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  7. Eu acho o mesmo. Há blogueros(as) que adorava conhecer, porém, conheço alguns. Outros fico imaginar como seriam como pessoas, por exemplo, A Maria do Mundo. :))

    Tb não me dou a conhecer:))

    "Dando asas ao coração"

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.


    ResponderEliminar
  8. Abordas um tema que me é muito grato !!!
    Ao longo dos anos de amizades virtuais, e uma vez ultrapassada essa fase, passando elas a reais, constato que a diferença é enorme !!! :)
    Isto de ler personalidades "anónimas" (que não é o teu caso, estás a meio caminho) tem que se lhe diga e não tem nada a ver com a "relação" que se estabelece posteriormente ao conhecimento real !
    Por sentir isso, empenhei-me na participação conjunta de organização de 6 Encontros de bloggers, a nível nacional e é uma grande verdade, que comunicar com pessoas com quem já se falou cara a cara é bem diferente e para bem melhor !
    Neste momento conheço pessoalmente uns 50 Bloguers ! ... e não entendo como há pessoas que se "escudam" por trás de um "nick name" e fazem questão de não se dar a conhecer ! (??)

    Beijinhos transparentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que não entende é o que me é mais fácil de entender. Talvez tenha a ver com experiências de vida e fases da vida. Como diz a Maria do Mundo, de início escondeu-se por motivos profissionais. Parece-me um excelente motivo para querer manter a privacidade. PRIVACIDADE é algo escasso hoje em dia. Posso dizer-lhe que sempre fiz de tudo para ser discreta. Contudo, no ano passado, alguém publicou uma fotografia minha num grupo do facebook. Foto essa tirada durante um evento público, que foi parar a um site de pouca importância. Mas alguém, algures no mundo, soube ligar uma coisa a outra. O meu facebook não tem foto de rosto e o nome está em diminuitivo, só quem me conhece sabe que aquela conta é minha. Os "curiosos" e os stalkers têm a vida dificultada.

      Compreendo que quem tenha mais vontade de mostrar e ter tudo as claras, esteja seguro na sua vida e não sofra grandes oscilações, goste de se expor por inteiro. São opções. Mas não invalida - ainda mais com os perigos que se sabem existir - que outros sejam precavidos. Ainda mais aqueles que falam do cônjugue e dos filhos... não se deve expor demasiado as identidades de terceiros, principalmente aqueles de quem mais amamos. Nada contra quem o faz, mas é por conta e risco, como tudo na vida. Se um doido cruzar naquela altura... a vida vira um pesadelo.

      Eliminar
  9. É legitimo, há blogs que leio há mais de 10 anos, parecendo que não criamos uma ligação com quem está do outro lado mesmo não conhecendo pessoalmente e muitas vezes quem escreve nem sabe da nossa existência. Há pessoas que só mesmo com textos dá vontade de conhecer ainda mais.

    ResponderEliminar
  10. Acho que a partilha é isso mesmo, consciente ou inconscientemente quando escolhemos quem seguimos também estamos a fazer uma selecção de amizade, pois vamos recebendo mais e mais dessa pessoa, ás vezes partilhar temas, ou fazer referências... acho mesmo que essa é a parte bonita de andar por aqui!!!

    ResponderEliminar
  11. No meu caso, as pessoas atrás dos blogs que entretanto conheci, eram exatamente aquilo que pensava delas. é o que se chama começar por gostar do que está lá dentro, e isso não é o mais importante? é.
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Não, conheci algumas pessoas através dos blogs; partilhamos interesses, ideias e às vezes, percebem mais depressa como estamos tristes e como precisamos de falar.
    Desculpa ser " intrusa", mas o texto é interessante e quis comentar...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  13. Com o meu blogue conheci pessoalmente algumas pessoas em Lisboa, que só conhecia virtualmente. Existem alguns blogues que gosto de ler onde têm a minha admiração. Onde fico a imaginar como será aquela pessoa!

    Depois existem aquelas pessoas muito especiais, TU!

    És o meu porto seguro...
    Beijos e um excelente dia

    ResponderEliminar
  14. Acho que é perfeitamente normal isso que sentes em relação a bloggers que segues e parece-me que é o curso natural da coisa quando seguimos alguém há muito tempo. O mesmo acontece quando essa pessoa decide desistir do blog, parece-nos estranho que deixemos de ler aquela pessoa, ainda que não faça parte da nossa vida fora da blogosfera.

    ResponderEliminar
  15. Eu também tenho curiosidade de conhecer algumas bloggers =)

    Outras, já conheci =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Eu tenho carinho e um enorme respeito pelos bloggers que visito. Há muita gente boa por aqui. Ou então eu sou uma sortuda. Quando em 2008 estive mal internada no hospital, recebi visitas de pessoas que só me conheciam do blogue, e que me apoiaram. Em 2009 quando o meu pai morreu, tive o consolo de um casal de bloggers que vieram do Minho para estarem comigo e me apoiarem na data. E eu nunca os tinha visto. Em 2011 conheci num almoço um bom grupo e de todos guardo gratas recordações embora a maioria hoje tenham abandonado os blogues e só os veja no FB. E em 2017 num novo almoço conheci outro grupo, no qual se inclui alguns que também frequentam o seu espaço. Gente muito boa. Também alguns dos bloggers brasileiros que me visitam, fizeram questão de me conhecer. Por último mas não menos importante, foi um blogger que vive em Espanha, em Valência, que concretizou o meu sonho de publicar um livro e que está a ajudar-me na publicação do segundo que vai sair em breve. Também já o conheci o ano passado, bem como à sua esposa, e ao grupo de alunos que traduziu a novela para castelhano já que a obra é bilingue. Agora me diga se não tenho razão para dizer que anda por aqui gente espetacular
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a Elvira merece!
      Se me permite dizê-lo.

      Elvira, já vou tarde se pretender adquirir o seu livro Rosa? Esse publicado com a ajuda do bloggeiro espanhol? Olhe, deixo aqui o apelo, se o ler visite o meu canto, mas irei mais tarde abordar o assunto consigo. Concordo quando define que há muita gente boa na blogosfera. Concordo e assino em baixo. Mesmo não concordando com todos, encontra-se aqui uma forma de comunicar que é quase resgatada de tempos idos... Ao mesmo tempo, envolvendo modernidades que nem nos passavam pela cabeça no tempo "das carroças" :)

      Abraços a todos os blogueiros. Os que cá andam e também os que partem, fizeram parte desta comunidade e que nunca são esquecidos.

      Eliminar
  17. Eu que mantenho o blog anónimo faço das tuas palavras, as minhas. É também um dos motivos que cada vez mais tenho vontade de dar a conhecer a minha imagem! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Confesso que não é algo que sinta necessidade: conhecer o aspecto físico dos bloggers.
    Agrada-me por demais ir conhecendo as ideias. O género, idade, aspecto... aprecio que seja pouco relevante. Embora entenda perfeitamente o que dizes, é a evolução natural das amizades virtuais. Para isso criaram "encontros de bloggers". Participa num.

    Também é preciso referir que muitos bloggers não se escondem. Só tens curiosidade por esses? Muitos assinam com o próprio nome, dão o rosto... o Pedro, a Elvira...são os que mais me visitam pelo que me recordo mais destes. Tu tens aquele "maroto" cantinho de boca na imagem... estás metade exposta :)

    Eu, à semelhança de um Pessoa, (cof, cof) prefiro heterónimos. todos seriam eu, nenhum é menos autêntico, apenas expressa pontos de vista distintos. Todos parte da mesma pessoa. A privacidade é algo como poder deitar numa cama fofa e confortável. Saberem onde moras e onde fica a cama e o quarto, pode ser uma chatice, pode impedir-te de seres tu mesma.

    ResponderEliminar
  19. É normal...acabamos por nos identificar mais com alguns blogues....


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  20. Olá Andréia querida


    Eu também tenho meus preferidos na blogsofera... E o seu é um deles...

    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  21. Cada vez ligo menos à blogosfera e me centro apenas nos bloggers que, por um motivo ou outro, me tocaram no coração!

    ResponderEliminar
  22. É natural sentirmos empatia pelos bloggers com quem simpatizamos e visitamos.
    Não consigo dar rosto a quem está por trás dos blogues e compreendo aqueles que querem manter o anonimato.
    É uma decisão que respeito.
    Nao conheço pessoalmente nenhum Blogger com quem interajo e os que se dão a conhecer em fotos são poucos.
    É um mundo do qual gosto e enquanto me divertir vou andando por cá.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. sinto o mesmo em relação a algumas bloggers
    algo de incrível na blogosfera é para mim isso mesmo, a possibilidade de encontrarmos pessoas (queria sublinhar a palavra mas não sei como fazê-lo num comentário) que podemos admirar, respeitar, gostar, e construir uma amizade, o querer-bem que poderá passar até pelo nos conhecermos depois no mundo real, e tu és uma das pessoas a quem quero bem e de quem gosto

    ResponderEliminar