Desabafo...

24 de maio de 2019

Ser mãe é, sem dúvida, de todas as empreitadas pelas quais me responsabilizei, a mais complexa e dolorosa de todas. Não nego que é também a gratificante. Mas há dias particularmente difíceis...
As minhas filhas estão nas fases da pré-adolescência e adolescência e, confesso, de todas as épocas da vida delas, estas tem sido a que mais me tem desgastado. Há dias em que não sei como lidar com elas.
Conversando com uma amiga um dia destes, a mesma, em jeito de consolo, disse-me, que se os nossos pais haviam sobrevivido à nossa adolescência, nós também haveríamos de sobreviver à das nossas filhas.
Dei, no entanto, por mim a pensar que, apesar de a responsabilidade poder ser em grande parte minha e do pai, se o meu registo na minha adolescência fosse o das minhas filhas, com os pais que eu tinha, quem não tinha sobrevivido, certamente, era eu!!!!
Bem sei que são outros tempos... 
Há por aí alguém que se sinta perdido como eu, por vezes?



12 comentários

  1. O meu pequenote têm 3 anos, não posso sofrer por antecipação 😬😬😬

    ResponderEliminar
  2. Como eu pensava já ter "passado " essa fase, voltei ao mesmo! Ontem, foi um dia em que perdi as estribeiras...jamais posso admitir faltas de respeito com ninguém muito menos para as professoras.

    Dos 10 aos 18 são idades muito difíceis...Até tenho medo. Alguma coisa sabes onde me encontrar.

    Olho além, numa visão de muita saudade (POETIZANDO)
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Bom aqui em casa a Madalena sempre teve um péssimo feitio, sempre com respostas prontas e tortas de maneira que adolescencia não está a ser pior do que sempre foi. É um amor de miuda para os outros mas em casa está sempre de trombas, sempre a protestar ,... já a Maria que sempre foi uma querida está a roçar o estilo da outra agora. Por outro lado, parece-me que termos mudado nesta altura atrasou um pouco a coisa porque tido foi novo, elas tiveram que fazer amigos aqui e por isso acalmaram.

    beijinhos

    maggie

    ResponderEliminar
  4. Dentro do possível no nosso tempo, também chateámos bastante.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. : ))
    Como se costuma dizer: vai dar tudo certo. Uns dias melhores que outros. Os alicerces em se as suas filhas se apoiam vão continuar a ser fortes e sólidos porque elas têm uma mãe e um pai “à altura”!!
    Essa poderá ser apenas uma fase passageira. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo voto de confiança e pelo ânimo. Mas às vezes custa um bocadinho!

      Eliminar
  6. Já passei por isso duas vezes com os meus rapazes e foi mesmo muito difícil. é que eles não vêm com livro de instruções nem nós nascemos ensinadas. E depois o que funciona com um não funciona com o outro. Enfim, o que posso dizer é que fazemos o melhor que sabemos e podemos para lhes transmitir os valores que sabemos e o que achamos ser o melhor para eles. Apesar de acharmos que estamos a fazer tudo errado, mais tarde vamos verificar que eles aprenderam e que tudo está bem. Muita paciência. Força nisso :)

    ResponderEliminar
  7. Quais são os pais que não têm dias assim???
    Boa semana

    ResponderEliminar
  8. Onde é que há um emoji aqui em que eu possa pôr o dedo no ar???!!

    Também me sinto assim, e pior, tenho 3 filhos, e ainda vou na adolescência do 1º (rapaz), as outras são raparigas... buaaahhhhhh!!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho 3 adolescentes. Há dias mesmo complicados… Depende do vento, da temperatura, da humidade, sei lá…

    ResponderEliminar
  10. Não é novidade para ninguém que a adolescência dos filhos é a sua "pior" idade relativamente aos relacionamentos com os pais. Por vezes é mesmo muito complicado.
    Nestas idades eles pensam que os pais estão "ultrapassados", que os tempos são outros e eles (pais) ainda não perceberam ! :(
    Felizmente que, passada a adolescência as coisas se alteram e normalizam !

    ResponderEliminar
  11. Não há como escapar.
    Com a mais velha não tive tanta chatice, a mais nova tem 20 anos e às vezes ainda dá uma de aborrescente.
    São fases complicadas que felizmente vão passando com a idade.

    ResponderEliminar