Dúvidas que me atacam!

18 de fevereiro de 2020

Num país onde se discute a legalização da eutanásia (sobre a qual já tive opinião formada, mas relativamente à qual cada vez  estou menos convicta), e onde o Estado se compromete a cumprir o direito constitucionalmente consagrado à saúde, tenho-me deparado com algumas situações que me levam a pôr em causa algumas coisas que tinha como mais ou menos adquiridas.
Tem sido feita pelos órgãos institucionais uma campanha de sensibilização para a necessidade de prevenir e/ou acompanhar os problemas de saúde mental da população. Concordo plenamente com tal sensibilização. Não posso é deixar de me sentir desiludida ao perceber que se içam bandeiras e não mais que isso. 
No que à saúde mental infantil concerne, que é aquela com que trabalho mais directamente, e um pilar essencial de uma população mentalmente sã no futuro, num país que se diz muito desenvolvido em termos de defesa dos menores, parece-me gritantemente escandaloso, que, se os pais ou quem tem a guarda da criança não tiver possibilidades económicas para um acompanhamento psicológico necessário, a criança fique à espera cerca de um ano para que o SNS responda. Sim, o tempo de espera de primeira consulta de psicologia de crianças e jovens na zona onde trabalho é de cerca de um ano. Os estabelecimentos de ensino apenas têm capacidade de resposta nos casos mais urgentes.
Se a isto acrescentarmos que o Estado gasta balúrdios em comparticipação medicamentos, necessários quando estes meninos e meninas passam, no desespero, a ser casos de pedopsiquiatria, parece-me que andamos a ver o mundo ao contrário.
Há tanta ida ao psiquiatra que poderia ser evitada se, antecipadamente, estas crianças fossem acompanhadas...

4 comentários

  1. Grande verdade. Nós estamos há mais de um mês a viver situações bem complicadas com o nosso filho do meio, que entrou para o 1º ano, e ele teve de começar a ter apoio de uma psicóloga e é bem caro e não é comparticipado pelo seguro. A psicóloga da escola não tinha vaga, vai uma à escola fazer as consultas, mas somos nós a pagar... e é fundamental este apoio que o está a ajudar a conseguir voltar a entrar os portões da escola... a saúde mental é tão importante. E as crianças que precisam de ajuda, se não a tiverem, ficam marcadas para sempre

    ResponderEliminar
  2. Uma grande verdade! Adorei o texto. :)

    -
    ÀS VEZES...
    -
    Beijo e boa noite!

    ResponderEliminar