Por isso é que...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Por estas e por outras é que eu só fui ao polvo ao Continente e mesmo assim, não sei de terei sido enganada. Anda meio mundo a enganar outro meio. E pensar que foram movimentados 700 milhões de euros pelos portugueses nessa altura, através de multibanco.

"Afinal o barato sai mesmo caro. Entre 16 e 27 de novembro, a DECO analisou os preços praticados em diversos estabelecimentos comerciais e constatou que existiu fraude e manipulação de preços. Basicamente aquilo que se sucedeu foi o seguinte: na véspera da Black Friday, que se realizou a 27 de novembro, as lojas aumentaram 10% os preços dos seus produtos. Ou seja, o desconto nunca chegou a ser real. E seria muito mais barato para o cliente comprar antes desta época.
Dos 1.862 produtos anunciados na Black Friday e analisados pela DECO, 1 em cada 20 violou a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais.
Um dos casos mais flagrantes detetados pela DECO foi na Worten. O preço do televisor LG 55UF770V aumentou mais de 60% na véspera da Black Friday, o que se traduziu num aumento de 340,20 euros.O mesmo se verificou com o smartphone Samsung Galaxy S4 i9595 4G (de 16 GB) que aumentou 100 euros no dia 24 de novembro e na Black Friday o desconto foi de, apenas, 80,98 euros. Também na Rádio Popular se verificou algo semelhante com o preço de um outro televisor  - LG 32LF5610 - que no dia 18 de novembro aumentou 80 euros e na Black Friday o desconto foi de 40 euros."

20 comentários

  1. É sempre assim, por isso não ligo muito a esse tipo de promoções flash.

    ResponderEliminar
  2. E as pessoas todas malucas com a black friday e os comerciantes a rirem-se deles.
    Ainda bem que nem polvo eu comprei, haha :)

    ResponderEliminar
  3. Lá diz o ditado, "quando a esmola é grande, o pobre desconfia" ... estas campanhas têm sempre alguma na manga!

    ResponderEliminar
  4. É por essas e por outras que eu só compro quando e o que preciso e estou-me a borrifar para as promoções.
    Os talões de desconto que o Continente insiste em me mandar todos os meses, perdem a validade dentro de uma caixa no hall de entrada, onde metemos as porcarias que nos chegam pelo correio. Se eu raramente faço compras no Continente, não me vou deslocar de propósito por causa de uns vales de desconto em porcarias que não gastamos.
    E essa treta da Black Friday passou-me completamente ao lado.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez o chico espertismo a levar a melhor!

    ResponderEliminar
  6. Maria, é como eu digo. A Black Friday não é exactamente o mesmo que nos EUA e no Reino Unido. Por aqui tentamos imitar e ainda por cima com recurso a fraudes! Eu também não entrei na febre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. R: Sim, eu própria que sou tímida também já houve vezes em que falava para as pessoas e elas nao falavam para mim e eu automaticamente pensava que não gostavam de mim ou que não queriam que eu falasse para elas ou que eram arrogantes e antipáticas. É uma avaliação automática que nós temos.
    O meu cunhado é introvertido, ele fala com as pessoas, mas prefere estar no seu canto e por vezes sai mais cedo da nossa beira porque prefere estar sozinho. As pessoas interpretam-no como antipático e arrogante, mas eu acho que é só introversão.

    ResponderEliminar
  8. Não comprei nada no Black Friday. Já no Continente aproveito sempre as promoções (mas só do que uso e preciso).
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Não comprei nada nesse dia e aliás já era de se esperar. Mas atenção que não é só nesse dia que eles aumentam os preços. Quando há os descontos de 50% ou menos ou mais, é igual...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Fico contente com a tua visita ao meu blogue,fico contente que tenhas conhecido aquelas músicas,para mim,a mais conhecida era a de rui veloso!! Beijinhos e volta ao meu blogue sempre que quiseres!! http://cenasemaiscenas29.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. A Worten é mestra nessas coisas. Já uma altura comprei uma máquina por 389.€,15 dias depois a mesma máquina estava marcada com o preço de 466.8, e anunciava-se em folheto promocional, com o desconto de 20% apenas durante o fim de semana. Com esse desconto, a máquina ficava exactamente nos 389. que eu tinha comprado 15 dias antes sem nenhuma promoção.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Importante, muito importante denuncar!
    Eu não comprei nada!
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Não me chocou muito quando vi essa notícia porque já calculava, pelo menos a nível de eletrodomésticos. E eles acabam por fazer isso também na altura dos saldos com alguns produtos ou nas promoções esporádicas que vão fazendo, tudo para enganar o povo

    ResponderEliminar
  14. O mesmo acontece nos chamados saldos. Nessa altura vemos o quanto estamos a pagar a mais quando compramos algo fora desta época. As marcas nunca saem a perder porque é "saldos", aliás, aproveitam é para despachar coisas que têm no armazém há dois anos. A verdade é que pagamos sempre muito acima do que realmente vale o produto. Promoções, saldos e coisas do género são apenas para tapar o sol com a peneira e enganar as pessoas. Marketing no seu melhor... e a maioria cai nisso!

    ResponderEliminar
  15. Anda meio mundo para enganar outro meio!

    beijo

    ResponderEliminar
  16. Publicidade enganoso... em todo os mundo!

    ResponderEliminar
  17. Existem países onde a black friday compensa realmente, mas eu já esperava que em Portugal fosse fraude maior parte das coisas, têm a mania de mais espertos que os outros...

    ResponderEliminar
  18. Esse truque é velhinho de barbas brancas.
    Há aqui uma cadeia de lojas de pronto-a-vestir de luxo que recorre ao esquema frequentemente.
    Engana os turistas menos atentos.
    Beijos, bfds

    ResponderEliminar
  19. É uma vergonha, se o consumidor não for atento ainda saí prejudicado.

    ResponderEliminar
  20. Ridículo, não fazia a mínima ideia!!

    ResponderEliminar