Prioridades...

17 de maio de 2016

Li a notícia de que muitos portugueses não vão ao dentista por falta de dinheiro.
Acredito que sim. Acredito que, não tendo o SNS uma rede de dentistas que seja capaz de cobrir as necessidades e sendo os tratamentos dentários caros (na minha óptica), muitas pessoas não vão porque, pura e simplesmente não têm dinheiro.
Mas também acredito que, para muita gente, a saúde oral não seja uma prioridade...mas antes ter um telemóvel topo de gama e poder utilizar a internet em qualquer lado. Vejo isso na quantidade de utilizadores do local onde trabalho, que aparecem desdentados ou com dentes podres, mas exibindo um telemóvel do último grito! Desculpem o mau feitio, mas há coisas em que não consigo deixar de reparar!

8 comentários

  1. Eu estou lá batida todos os meses, mas tendo em conta apenas os tratamentos normais e pontuais a conta não fica assim tão pesada, às vezes é o desleixo ou, como dizes, prioridades trocadas!

    ResponderEliminar
  2. Em Inglaterra até os mendigos tem Iphones...

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Não entendo, nunca entendi, mas há uma boa quantidade de pessoas que conheço, para quem os dentes não são prioridade. Ao primeiro problema, resolvem extrair o dito, simplesmente por ficar mais barato que o tratamento. Embora, nos últimos tempos já se observe uma melhoria nas atitudes e uma maior consciencialização em relação à saúde oral, mas... acredito que, entre um telelé topo e um dente, ainda haja quem prefira o primeiro ;)

    bj amg

    ResponderEliminar
  4. Sou cliente assídua do dentista. E mesmo nas alturas em que era ainda mais pobre, comprava vouchers para fazer limpezas.

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente! Acho que ir ao dentista até é muito barato, não só tendo em conta a formação do profissional, como ainda o facto de ter de ter um assistente, equipamentos caríssimos, aplicação de materiais, etc. Um trolha fica mais caro e ninguém se incomoda! E, claro, se deixarmos arrastar um problema, aí é que fica caro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu deixo arrastar os problemas, ehehe.
      Então vou sempre mentalizada para os valores...

      Eliminar
  6. Não podia estar mais de acordo contigo...!

    ResponderEliminar
  7. Olha, eu até preciso ir ao dentista que ando cá desconfiada que estou a precisar....
    Mas aquele onde ia fechou sem dar cavaco, de modos que... o que me impede presentemente de retomar a prática é não conhecer um local que goste, que confie que ache bom. Claro, o dinheiro não abunda, mas em tratando-se de dentes é um bom investimento! Prefiro gastar 150€ no dentista a comprar roupa e gastar o mesmo....

    ResponderEliminar