Sentem o mesmo que eu?

26 de novembro de 2017

Não recorro com frequência ao médico de família, mas recorro nas urgências ao hospital público, grande parte das vezes com as Minis, que são quem tem mais "achaques". Tanto quando vou ao centro de saúde como quando vou ao hospital a qualquer consulta, seja de urgência seja de especialidade, fico sempre com a sensação que é feito tudo a "correr", sempre a despachar. Fico sempre com a sensação que haveria mais coisas para ver e para dizer, mas que o médico tem muito que fazer para se perder em pormenores. Até hoje, não tive problemas de maior com as pressas, se bem que já uma vez a Mini mais velha ficou com uma infecção não detectada inicialmente por acharem desnecessário fazer análises e, depois, foi muito difícil conseguir eliminá-la.
Ao que parece, a duração média das nossas consultas no SNS é de 15 minutos, o que nos deixa ficar bem vistos quanto à duração das mesmas. De entre 67 países somos o 10º onde o médico passa mais tempo com o doente.
A rapidez das consultas traz consequências para pacientes e para médicos. Para os primeiros traz um receituário muitas vezes desnecessário e o recurso exagerado a antibióticos como forma de precaver várias situações. Para os médicos traz muito mais stress e mais possibilidade de Burn Out.
Também sentem como eu que é tudo à pressa?


16 comentários

  1. Totalmente de acordo! Sinto exatamente o mesmo!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Acho tanto que é a pressa que já tive para falar com o meu médico sobre umas dores de cabeça malucas que as vezes tenho e esqueço-me sempre porque ele dá me um baile de uma maneira que muitas vezes já nem sei quem sou ahaha. Enfim.

    ResponderEliminar
  3. Pois, agora que os vão aumentar, ou coisa parecida, reduzem o tempo de consulta de casa utente, para puderem atender mais pessoas. Quem sofre? É ´utente, claro!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Queixo-me precisamente do mesmo. Vou, infelizmente, com frequência aos Lusíadas e sei que é ,praticamente, exigido aos médicos que não ultrapassem os 20 minutos por doente. Sinto que somos tratados como números.
    Quanto mais idosos somos, pior é o atendimento. Sinto isso!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Sinto, e muita falta na qualidade do atendimento. Infelizmente é o que temos... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Por acaso eu não, a minha médica é uma "chata" :)) mas já ouvi queixas além das tuas, sim!
    Bom inicio de semana.

    ResponderEliminar
  7. Querida Maria do Mundamiga


    Corridas só conheço as do atletismo, dos automóveis, das motos Cilindradas. As dos facultativos? concordo a cem % contigo e acrescento até nos consultórios (mas esse são anti corrida :-)))))))))))))) ) Um dia num consultório esperei pelo sacana durante sete horas. Depois veio a mentira, oops que estava a operar...

    Qjs do doente (salvo seja) Henrique, o Leãozão

    E quanto à NOSSA TRAVESSA?

    ResponderEliminar
  8. No hospital sim, mas não a médica de família que demora imenso nas consultas e esmiúça qualquer suspeita com imensos exames. Meu marido sempre protestou que ela tinha a mania de estar sempre a pedir exames, mas graças a ela ser assim o cancro que ele teve em 2010 foi detetado logo numa fase inicial, e graças a Deus que ainda cá está e bem.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. As urgências são a linha de montagem da saúde. É sempre a aviar =P

    ResponderEliminar
  10. Isso acontece em toda a parte.
    Em Macau também.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Eu tenho uma médica de família que até já me disse: despacha-te que tenho muitos doentes para atender...




    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Eu também sinto muito isso, tanto como o utente, como estagiária. Há dois anos estagiei em centros de saúde ( e este ano vou estagiar outra vez), e senti que não tive tempo para abordar tudo o que queria com as pessoas.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  13. Não sei se é por morar numa zona que não tem muitos habitantes mas não sinto isso. O meu namorado agora pediu para ficar com o meu médico de família e não houve problema, marquei consulta na semana passada e esta semana já vai à sua primeira consulta. Na zona onde ele morava antes tinha de marcar consultas com 3 meses de antecedência e mesmo assim sem qualquer certeza (inadmissível)! Não tenho queixa do tempo que demoro nas consultas (às vezes até acho demasiado), e sempre que "peço" para fazer certos exames nunca me negou, ou se chateou, como já ouvi muitas histórias. Mas se calhar é precisamente por ser uma zona com poucos habitantes e que há esta maior facilidade e acessibilidade aos médicos.
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Pois, graças a Deus, evito ir a Hospitais, Maria.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo, mas acho que vai um pouco de cada médico, há uns que nos dedicam mais atenção e tempo... mas, regra geral, é como dizes.

    ResponderEliminar
  16. Não é coisa que melhore no privado, até nem sei se não é pior...

    ResponderEliminar