É tudo uma questão de hábito...

6 de fevereiro de 2018

Durante os últimos dias, com especial incidência no dia de hoje, ouvi as pessoas queixarem-se das temperaturas baixas. Quase todas as pessoas com quem me cruzei fizeram alusão à temperatura. As minhas Minis estavam incomodadas apesar dos agasalhos que levaram.
Dei por mim a pensar que, de facto, isto é uma questão de hábito.
Desde os meus 18 anos que não moro na minha cidade natal, lá em Trás-os-Montes. Passei por Coimbra, onde as temperaturas são mais amenas, por Lisboa e pela ilha da Madeira. Em todos estes lugares foram raras as vezes em que me pude sentir gelar como na minha infância.  Estou mal habituada é o que é. Tive que recuar um quarto de século para me lembrar de como odiava neve. Sim, a neve fechava-me em casa, sem poder ir à escola, dias e dias...Nos dias de neve a água congelava nos canos...Apesar de termos aquecedores, o frio era tal que dormia de gorro e de luvas...E eu passava bem...
É verdade, é tudo uma questão de hábito. Há muitos anos que saí de lá. Há muitos anos que não faz frio a sério... há muitos anos que não passo frio, senão, que remédio, tinha de me adaptar.
Comprava uma thermotebe e depois dizia "frio? eu não tenho frio...uso uma thermotebe e o meu pai também!" (quem se lembra???).

15 comentários

  1. Lembro-me perfeitamente.
    Gostei de te ler

    Beijinhos minha doce amiga.

    ResponderEliminar
  2. Sim, se calhar é mesmo uma questão de hábito :o

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também estamos fartos de frio.
    Mas parece que ainda vai ficar por uns dias.

    ResponderEliminar
  4. Também recordo!!!
    Tanto o frio como o calor em demasia...incomodam!!!
    bj

    ResponderEliminar
  5. Quando o pessoal de Lisboa se queixa que está frio e vejo que aqui as temperaturas são bastante inferiores até me dá para rir...
    Mas lá está, é hábito porque em Portugal vivia cheia de frio em Lisboa, agora quando vou no Inverno parece Verão.

    ResponderEliminar
  6. Também acredito que é mesmo uma questão de hábito! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Tens razão é tudo uma questão de hábito, vivo em lisboa mas tb sou transmontana. Este frio para mim não é nda, o pessoal custa-ma falar de barriga cheia xD

    ResponderEliminar
  8. Por acaso é nestas alturas em que penso nas pessoas que vivem em países que atingem temperaturas muito mais baixas, acho que mesmo assim nem nos podemos queixar muito... Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nos deviamos era queixar NADA.
      Não sobre o tempo, pelo menos.

      AS QUEIXAS deviam ir para os governantes. Onde já se viu uma simples chuvinha fazer parar a cidade? Inundar lugares, criar imensas filas no transito? A chuvinha só vem desmascarar a má ordenação do território. Então tentam culpar a chuva... que já cá andava antes de nós construirmos cidades.

      Eliminar
  9. Eu lembro. Nunca usei mas o meu pai, sim. Mesmo aqui na minha zona, eu lembro de invernos muito rigorosos. Lembro-me de ficar com as mãos em chaga, queimadas do frio. E os pés cheios de frieiras. Não me recordo há quantos anos já não tenho frieiras.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãos queimadas ou geladas do frio que mal dava para mexer os dedos, também lembro bem. Frieiras era mais devido ao calor artificial que depois recebia-se em casa. Agora faz anos que não tenho nada disso. Mas arrisco-me com as mãos, pois não tenho paciencia para procurar as luvas, que andam sempre dentro de uma das malas, dos casacos, etc :D :D

      Eliminar
  10. Lembro-me perfeitamente da Thermotebe e até tive uma :D

    Prefiro o frio ao calor, pois o calor em excesso é um factor desencadeante para as minhas enxaquecas :(

    Beijinho grande <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Sendo Lisboeta não faço ideia de como é crescer no frio do norte. Mas até que sim. Eu não considero o frio que atingiu-se agora realmente FRIO. E onde estou a temperatura minima foi -4. Teve neve, mas coisa que dava para andar. Ainda assim, todo esse alarmismo que vejo, acho ridículo. GRAVE seria se fosse temperaturas de 40 graus! Ou menos 40 graus! Isso sim, altamente invulgar. Mas chover e nevar no inverno, quando é suposto isso acontecer, qual é o espanto? PARA QUE anunciar logo calamidades, antever atrasos a chegar ao emprego? Temos temperaturas amenas e bem razoaveis para cada estação do ano. Acho muito bom. É certamente melhor que o frio no canadá ou o calor no brasil!

    ResponderEliminar