Onde estão os outros 150?

18 de março de 2018

Foi divulgada a média de gasto diário de água por pessoa em Portugal. Segundo esse cálculo um português gasta, em média, 187 litros de água por dia. Bem sei que gastamos muito mais água do que aquilo que temos noção. Mas, ainda assim estou admirada e pergunto-me se sou uma excepção à regra ou se vivo mesmo distraída.
Bebo, em média, 2 litros do precioso líquido por dia. Tomo, normalmente, 1 duche por dia, no que gato cerca de 25 litros.  Admitindo que, em outras coisas gasto 10 litros, pergunto-me, onde gato o restante...
Creio que não serei uma excepção à regra, embora esteja ciente que faço parte dos que serviram para baixar a média nacional (que, por exemplo, em Bragança ultrapassa os 240 litros). No entanto, este estudo serviu mesmo para me alertar de que desperdiçamos água sem termos a noção e é preciso termos muita, muita atenção. Teremos de implementar mais medidas de poupança.


12 comentários

  1. Também não tenho ideia de gastar tanto :o
    Mas, sim, desperdiçamos imensa água. E temos que estar mais conscientes disso

    ResponderEliminar
  2. De certeza que não gasto isso. Tenho muito cuidado com a água.
    Eu até coloco baldes na varanda a apanhar a água da chuva para usar na sanita.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. As estatística tê dessas coisas.
    Se houver um frango e estivermos os dois a comer é meio frango para cada um (estatística).
    Uma vez que eu não como frango...
    Está tudo dito.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Temos que poupar para bem de todos nós...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Acho esses números um exagero, de qualquer forma eu tenho sempre cuidado para poupar água e sensibilizo a malta lá de casa a fazer o mesmo :)

    ResponderEliminar
  6. Máquinas de roupa, de loiça, lavar o chão,lavar a casa, lavar loiça à mão que gasta muito mais água, cozinhar, regar plantas, despejar o autoclismo (a maioria pode-se parar antes da descarga total mas quase ninguém o faz), etc... é muita água!

    ResponderEliminar
  7. Só em descargas de autocolismo vão bem mais litros por dia... eu tento ser cuidadosa com a água mas confesso que no Inverno, os meus duches são mais demorados do que deviam...

    ResponderEliminar
  8. autoclismo* (tenho ideia de ter escrito errado no comentário que deixei, mas já não consigo verificar...)

    ResponderEliminar
  9. Também tem de considerar gastos das máquinas de roupa e loiça, autoclismos, lavagens de mãos, lavagens de dentes... e nisso vão mais que 10 litros... bem mais!

    ResponderEliminar
  10. Realmente gastamos bastante!! :))
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  11. Eu também acredito que não gasto assim tanto...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu gasto muita. Mas por uma questão de higiene, tenho de tomar mais banho que uma pessoa comum. ;)

    ResponderEliminar