De um momento para o outro...

10 de outubro de 2018

De um momento para o outro, tudo muda...
Estávamos no começo de um fim de semana grande em que tinha planeado passear com a família e acabar o poncho de crochet com que me entretenho aos serões.
A Mini mais velha tinha saído para almoçar em casa de um amigo e, eu o pai e a mais nova estávamos com um pé na rua e outro em casa, a caminho de ir passear a Mel e dar um passeio pelo jardim antes de almoço.
O telemóvel toca e oiço a minha filha aos gritos, uma grande confusão. Tinha sido literalmente atacada por um cão, um Akita Inu, de um vizinho do amigo em casa de quem entrava para almoçar.
Percorremos os dez quilómetros que nos separavam com o coração nas mãos. No local já estava o INEM, e entretanto chegou a PSP. Sirenes a caminho da urgência. Sala de cirurgia...e quase quatro dias de internamento. Sobressalto constante pois a proprietária do cão não sabia do boletim de vacinas, e nem sequer identificar o veterinário e a Mini ao fim de umas horas do ataque, ardia em febre.
Só ontem à noite respiramos de alívio. O cão tinha sim vacinas. Ela riu de alívio por si, e, sobretudo pelo cão, a quem defendeu com unhas e dentes, dizendo sempre que ele não pensa e que era quem menos culpa tinha. Afinal, depois do sequestro legal obrigatório, o cão irá apenas ter seguro obrigatório, e ser obrigado a circular sempre com açaime. Eu ri, por ela, por ele e por nós.
Foi cosida, está toda cheia de ligaduras, mas ela vê sempre o lado positivo. O que ficou imobilizado foi o braço direito, e ela escreve com o esquerdo. Esteve à beira de levar uma transfusão porque numa mordida o cão perfurou-lhe uma veia e perdeu muito sangue, mas não levou. Aconteceu numa manhã de sexta feira feriado e assim só teve de faltar às aulas dois dias.
E nós...nós tentamos ser como ela.


24 comentários

  1. O cão onde estava? Na rua/passeio sem trela? Em caso afirmativo, a senhora deveria ser multada. E a Maria podia processá-la. Que irresponsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cão costuma estar na propriedade num canil. A senhora foi limpar o canil e soltou-o dentro de uma propriedade murada com muros à altura da minha cintura. Ele saltou o muro e fugiu. Isto na versão dela. Eu cheguei depois.

      Eliminar
  2. Ainda bem que ela já está em casa e não ficou traumatizada. E que o cão tinha as vacinas e ela não corre perigo. É uma menina muito corajosa. Parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Por essas e por outras é que não confio nos cães. O mais importante é que a miúda se ponha boa num instante :)

    ResponderEliminar
  4. Espero que a menina não fique traumatizada. O trauma emocional não surge logo no momento. Pode levar algum tempo. Como me sinto “furiosa” com que o que aconteceu! Por outro lado, talvez tivesse sido a primeira vez que o cão tivesse saltado o muro e a dona não tivesse ideia de que o cão poderia ser tão agressivo.. ???... mas não me “soa” que estivesse muito preocupada. Não saber onde está o boletim de vacinas? Não saber o nome do veterinário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vizinhos têm uma versão diferente...até porque 5 minutos antes ele tinha mordido outro vizinho.

      Eliminar
  5. As melhoras para a tua pequena, Maria. Esperamos que ela supere tudo da melhor forma possível. Parece-me que a dona do cão é um pouco irresponsável relativamente ao seu animal. Não saber do cartão das vacinas, nem sequer do veterinário onde o costuma levar é irresponsabilidade.
    Força para vocês :).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Espero que recupere rapidamente, física e emocionalmente.
    Realmente os animais não têm culpa, mas os donos deviam ser responsabilizados e punidos.

    ResponderEliminar
  7. Se fosse na América logo teria aparecido um advogado especializado em casos semelhantes que trataria de lhes arranjar uma boa indemnização! Já agora, o seguro paga despesas mas não tira dores nem aflições!!

    ResponderEliminar
  8. Que situação! De facto, tudo se altera num segundo :/
    Espero que a recuperação seja rápida

    ResponderEliminar
  9. Os donos dos animais, que são responsáveis legalmente por eles, têm que perceber que essa responsabilidade é mesmo MUITO grande.

    ResponderEliminar
  10. Super miúda de facto e com bom coração... estás a educar miúdas excelentes :) As melhoras...

    ResponderEliminar
  11. Que horror. Tragédia das grandes para uma criança que certamente ficará com marcas. Oxalá que não. As melhoras.

    Bjos
    Votos de uma excelente Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
  12. Realmente nunca podemos dizer que estamos bem.... as coisas mudam de um momento para o outro.
    Ainda bem que a sua menina é valente :))
    Desejamos-lhe as melhoras

    ResponderEliminar
  13. Tem uma filha que é uma super mulher! Imagino a aflição e fico contente por ela estar bem.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Eu vi o post no Instagram, meu Deus. Pobre menina, deve ter sido um susto e tanto! As melhoras para a pequena!

    ResponderEliminar
  15. Meu Deus que horror. Mas parabéns pela filha que tens, por ela conseguir ver o copo meio cheio. Eu de certeza que não conseguia ter a calma dela.

    ResponderEliminar
  16. Espero mesmo que ela recupere rápido e sem traumas. o que é difícil!Pelo menos os Donos do cão disponibilizaram-se a pagar as despesas hospitalares? Sim porque pelo li, não tinha seguro. Claro que nunca ninguém prevê essas coisas. E só de pois de acontecerem é que se lembram do seguro.

    Força para todos.
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  17. Nem consigo imaginar o vosso medo e a vossa dor...

    Muito força, beijinhos

    ResponderEliminar
  18. ui! Pensei que era algo mais grave... Não que não seja assustador! Porque é. Mas a mente, que desconhece o sucedido, viaja para cenários mais catastróficos envolvendo diagnósticos médicos fatais (knoc, knoc, knoc!).

    Compreendo a tua filha. É feita de um material bom e resistente :) Têm mesmo razões para estar orgulhosos dela. Quando eu andava pelos 9 anos, fui mordida por um cão. Não atacada, como a tua foi, que precisou de tantos cuidados! Que aflição deve ser.... ! Foi subitamente, passava por um portão de uma vivenda e um cão minúsculo em tamanho mas raivoso, salta o portão e morde-me pelo joelho. Ainda hoje tenho as marcas dos seus dentes :) Na altura também a minha mãe ficou assustada com a possibilidade dele estar com raiva. Porque haveria de atacar assim? A dona do cão jurou que ele era bonzinho e nunca tinha atacado antes, lembro-me de ir ao posto de socorro e me fazerem um curativo e a preocupação da minha mãe. Mas o episódio não fez qualquer moça psicológica. Nunca tive medo de animais depois disso, ou temi uma repetição. Não queria que abatessem o cão... E adoro cães até hoje.

    Que a tua filha recupere bem e vocês também :)
    Espero que o animal não seja mesmo um risco.
    Estas situações são tão difíceis de entender. Porque será que o animal fez isso??

    ResponderEliminar
  19. Que situação! Fico feliz por saber que no fim tudo correu bem, mas que susto devem ter apanhado!
    Beijinhos e desejos de uma recuperação rápida.

    ResponderEliminar