Reflexão...

28 de dezembro de 2019

Faz hoje exactamente um mês que deixei, num cemitério húmido e gelado, debaixo da terra, um dos melhores seres humanos que conheci.
Ainda não me recompus da sua morte e penso que nunca me recomporei verdadeiramente. Na verdade, foi e é a primeira grande perda  definitiva que enfrento de alguém que amei e amo profundamente em vida adulta.
O ano de 2019 aproxima-se do fim e, eu que sou uma pessoa que sou por natureza feliz, não posso dizer que tenha sido um ano fácil.
Foi um ano em que enfrentei o bullying, não comigo, mas com uma das minhas filhas, o que tornou o processo mais doloroso. Descobrir que um filho se anda a auto mutilar é horrível.
Foi um ano em que me desdobrei em apagar fogos pois parece que as estruturas familiares de alguns amigos próximos começaram a ruir.
Foi um ano em que fiz três cirurgias, sendo que, apenas uma delas foi verdadeiramente com algum risco, embora tenham todas trazido dores físicas.
Não me lamento do ano. Saio dele muito mais rica em termos de experiência, com uma perspectiva diferente acerca daquilo que me é exigido em termos profissionais e daquilo que quero fazer...cada vez mais tenho noção do quanto adoro o que faço e os tempos de atestado médico por doença foram terríveis para mim.
Mas se não me lamento do ano, também não posso dizer que foi o melhor ano da minha vida. Sinto que se fecha um ciclo!
De 2020 apenas desejo que não seja pior. E que me não leve para longe (seja pela morte, seja por qualquer imbróglio da vida) aqueles que verdadeiramente amo. E que me deixe cumprir a minha missão junto das crianças e famílias com que trabalho.





11 comentários

  1. Gostei tanto do teu texto!
    Parece que " acompanhei" alguns dos teus sofrimentos maiores mesmo de longe. Como te entendo. Este ano passou rápido, mas foi cheio de percalços. Espero continuar "a teu lado" deste lado. Sei o quão importante foste e és para mim. Que 2020 nos traga tranquilidade a todos.

    Na minha/nossa, vida neste 2019 fecha-se um ciclo, outro se abrirá. Que seja bom. O Marido reformou-se! Haja saúde!
    Continuação de festas felizes, extensivo a todos, sem excepção...
    -
    Tempo nefasto...
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acompanhaste, minha linda...e fizeste-me rir quando só me apetecia chorar...Mantiveste-me à tona muitas vezes. Jamais esquecerei!

      Eliminar
  2. A Maria é uma mulher forte, dedicada, trabalhadora e defensora dos que mais necessitam. Uma pessoa que eu admiro.

    Desejo, sinceramente, que o novo ano no o seja isento de sofrimento e grandes preocupações .

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina. A admiração é mútua. Sou forte porque sou uma pessoa grata. E isso faz-me ter sempre energia. Um bom 2020 também para si.

      Eliminar
  3. 2019 não foi um ano fácil. Sei que é uma mulher de fé e isso a ajudará. Desejo sinceramente que 2020 seja um ano melhor, para si, para mim, para toda a humanidade.
    Regressei ontem, quase noite.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Maria, lamento pelas coisas más e espero que 2020 possa ser melhor. Fiquei ligeiramente chocada com a situação da tua filha, não me tinha apercebido :( um grande abraço e que a transição para o novo ano só traga coisas boas para a tua família :*

    ResponderEliminar
  5. Maria, que 2020 te ofereça motivos e energia para superares as coisas menos positivas de 2019. Não me tinha apercebido que a situação da tua filha tinha atingido um grau tão complexo de sofrimento. Ainda há tanto para se fazer nas escolas e na forma como todos se relacionam.
    Tudo de bom para vocês.

    ResponderEliminar
  6. Lamento que tenha tido estas experiências difíceis, mas vejo que é uma mulher de fibra, com uma compreensão e capacidade para contornar obstáculos e situações difíceis!
    Parabéns!
    Ouvi dizer que 2020 vai trazer bons ventos e que vamos colher aquilo plantamos!
    Dá para sentir a mulher que você é, que os seus filhos também a sintam e a vejam como eu a vejo e sigam o seu exemplo! Que corra tudo bem com os seus filhos e que o ano de 2020 traga muitos motivos para sorrirem!
    Desejo-lhe um ano muito feliz e abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Sou uma mulher grata e optimista e isso dá-me força!

      Eliminar