Pois...vai ser difícil!

30 de junho de 2021

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária aprovou para os produtos alimentares humano o uso de sete espécies de insectos. A saber: o grilo doméstico, a larva de búfalo, larvas de abelha eurpeia, grilo raiado, gafanhoto do deserto, gafanhoto migrador e a larva da farinha. Foi autorizada a comercialização para alimentação das referidas espécies inteiras ou moídas. Bem sei que temos de procurar fontes de proteína alternativa! Bem sei que são epécies nutricionalmente ricas. Penso, contudo, que, aos (quase) 48 anos vai ser muito difícil deixar-me seduzir por tais iguarias... Não me afecta nada olhar para elas...mas arrepia-me pensar em ingeri-las sob qualquer forma ou feitio!

6 comentários

  1. Cruzes canhoto... Já fiquei agoniada..."Prefiro só arroz" :))
    🌹
    -
    Beijos, e uma boa noite

    ResponderEliminar
  2. Não tenho a certeza de compreendi bem... Esses insetos foram aprovados para consumo humano? Por um organismo português... em Portugal? :))))

    Ainda foi anteontem que pesquisei sobre gastronomia com ênfase nos alimentos mais estranhos que se consomem nos países asiáticos... estranhos aos olhos dos ocidentais. E lá estavam esses bicharocos. Neste preciso momento estou a comer, de novo, uma embalagem de Spicy Califórnia Crunch Rolls que me estavam a saber muito bem... :) Sou aventureira no campo da gastronomia mundial, mas até eu tenho limites... Thanks but no thanks... :)

    ResponderEliminar
  3. Essas larvas gordas até parecem apetitosas...
    Mas é para comer "assim"?
    Ou é como o sangue do insecto do qual se extrai a cor vermelha-corante que se usa em tudo o que é alimento dessa cor, principalmente doçaria?

    ResponderEliminar
  4. PS: ia fazer um post que roça este assunto, mas numa perspectiva cá minha.
    Convido- a a espreitar.

    ResponderEliminar
  5. É tudo uma questão de cultura. Na nossa fomos ensinados a sentir repugnância por insetos e larvas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar