Uma página de serviço público.

27 de julho de 2021

 Não sou profundamente conhecedora da obra de Fernando Pessoa. Mas gosto, de um modo geral, da sua poesia e um dos livros que mais gostei de ler da minha fase adulta foi o Livro do Desassossego, embora o meu heterónimo preferido seja o Álvaro de Campos que li em poemas soltos por aqui e por ali.

Não sendo conhecedora profunda da obra, esse desconhecimento não  me impede de, muitas vezes, olhar para citações que vejo por aí e torcer logo o nariz, quando a autoria lhe é atribuída.

Aquela de guardar as pedras que surgem no caminho para construir um castelo é uma entre milhares e melhares de citações cuja autoria lhe é, falsamente, dada. 

Muitas há que logo me saltam como apócrifos evidentes. Outras tenho dúvidas. Outras não chego a questionar e só mais tarde me apercebo que não lhe pertencem.

Nesta altura em que se reproduzem pelas redes sociais frases que nada têm de relacionado com Pessoa, tem-me sido de grande utilidade esta págima do Facebook - Apócrifos de Fernando Pessoa.

Fica aqui para que, tal como já me aconteceu, não atribuam a este enorme poeta frases que o fariam morder-se de zangado.

3 comentários

  1. Gosto muito de Fernando Pessoa, mas também não sou a maior conhecedora da sua obra nem sei atribuir de cor a maior parte das suas frases. Tenho de ir espreitar essa página!

    ResponderEliminar
  2. Sou uma nabiça sobre muitos temas. Lool
    .
    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
  3. Tenho um livro de Álvaro de Campos porque simplesmente adoro!!! Mas sou como tu, há frases que não sei se são dele ou não e muitas vezes vou confirmar ahahah

    ResponderEliminar