Do suicídio...

17 de junho de 2022

 Alguém, amigo de um amigo meu, se suicidou.

Todas as mortes são de lamentar.
Mas as mortes por suícidio, sejam ou não de alguém que me é querido ou conhecido, causam-me um particular incómodo. Uma particular dor.
Provocam-me uma sensação de que todos, enquanto humanidade, falhámos. Falhámos porque não fomos capazes de salvar um dos nossos. Muitas vezes, sequer de perceber o seu sofrimento.
Sinto cada morte por suicídio como um atestado de incompetência enquanto ser humano.
Talvez seja tontice, mas é algo que se vai tornando cada vez mais doloroso com a idade.



6 comentários

  1. Uma pessoa que, sem problema conhecido, põe termo à vida, será coragem ou cobardia?
    .
    Bom fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão para mim está mesmo aí! Nós não sabemos quais os verdadeiros problemas que estão na cabeça dos outros. Durante alguns anos achei que era o maior acto de cobardia e também o de coragem. Hoje sinto apenas dor e angústia. E repare, muitas vezes nem conheço as pessoas.

      Eliminar
    2. Compreendo-a perfeitamente

      Cumprimentos poéticos

      Eliminar
  2. Fica sempre um sentimento de culpa, porque nos questionamos sobre os sinais que não vimos, sobre as palavras que não escutamos com atenção; questionamo-nos sobre o que poderiamos ter feito e não fizemos [mesmo que nada disso tenha sido consciente]~
    Lamento imenso. Muita força!

    ResponderEliminar
  3. Estou em total acordo com o que escreveste. As depressões são muitas vezes ignoradas (silenciosas) que, quando se repara já é tarde. Muitos fecham-se numa bolha com receio do julgamento. É preciso estar atento a todos os sinais.
    A minha filha sofre de depressão e nunca teve pensamentos suicidas, mas podia ter. Só eu seu como a vi quendo teve uma grande crise.
    Depois existem os suicídios por outras razões. De qualquer forma, estar atento é urgente!
    Obrigada pelo teu texto.
    Adoro-te 💖
    .
    O silêncio é testemunha da realidade

    Bom fim de semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Antes de tudo, os meus sentimentos. Sendo um tema que estudei bastante e conheço também na prática, sim falhamos, e falhámos sempre que alguém se suicida. Há quem diga que quando uma mãe perde um filho, todas perdem. Quando alguém se suicida, toda a humanidade falhou. Os sinais estão lá, a pessoa não pode ficar sozinha, mesmo não tendo patologia, pode ter um acontecimento drástico que lhe mude a vida, há quem se tenha suicidado por ter ganho a lotaria e não aguentou a pressão da nova vida. O Suicídio de Émile Durkheim, é uma leitura que aconselho dado tentar e conseguir comprovar que o suicidio pode acontecer por motivos até climáticos, Beijhinhos

    ResponderEliminar