Da busca da felicidade

25 de maio de 2024

 Ontem, numa conversa de café na mesa ao lado, ouvi um jovem dizer a uma senhora para sair de uma determinada relação (penso que amorosa). Que aquela relação não a fazia feliz.. Que eram pessoas muito diferentes.

Não sei que tipo de relação a senhora tem com um outro senhor ou senhora, mas, dei por mim a questionar-me sobre aquilo que é para cada um a felicidade e sobre o direito que temos de opinar sobre a forma como cada um escolhe viver a sua vida.
Claro está, que exceptuando os casos de violência (física ou psicológica) ou em que haja crianças em sofrimento, em que defendo acerrimamente uma intervenção activa até mesmo junto das competentes entidades, concluo que não sei o que é essa coisa de que todos falam e que todos procuram: a felicidade.
Para mim, num dia, a felicidade é poder sentar-me numa esplanada a conversar com uma pessoa nem que seja a dizer disparates. Noutro dia pode ser a queijada de Sintra que o meu marido me trouxe e, em outro ainda, olhar o pássaro que pousa no beiral da janela e me distrai do monitor. Pode ser o pedido de desculpas que consigo verbalizar depois de inadvertidamente, ou não, ter magoado outra pessoa, ou ouvir esse mesmo pedido de desculpas se a pessoa magoada fui eu.
Creio que sabemos muito pouco daquilo que é a tão falada felicidade. Muito pouco do que é a nossa. Muito menos ou quase nada do que é a felicidade alheia.
Para mim, a felicidade está na ternura de coisa infímas...invisíveis para muitos e, às vezes, até para mim.
Como disse o Sigmund Freud, a felicidade é um problema individual. Cada um deve procurar a felicidade por si em cada momento. Em matéria de felicidade, nenhum conselho é valido.
 

5 comentários

  1. Será transmissão de pensamento?!
    Ontem pensei em si. Há muito tempo que não vejo uma das suas publicações!! – pensei.
    A sério!! E eis que hoje aqui está! 😊
    Quanto à felicidade, concordo com o que disse. É tão subjetiva que não temos o direito de dizer a alguém o que a/o faz feliz, mesmo que conheçamos essa pessoa relativamente bem.
    E, como se costumava dizer, seja bem aparecida!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras. A vida tem sido uma correria. Talvez no final de Agosto vá a Ontário. Desejo que se encontre bem!!! Beijinho.

      Eliminar
  2. Concordo e assino por baixo.
    Até eu te peço desculpa pela minha ausência.
    .
    " SAUDADE..."
    Beijos, e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Cidália!!! Tenho saudades tuas! E nunca tens de me pedir desculpas por nada... ou então tenho eu também de pedir as mesmas. A amizade não é feita de cobranças!

      Eliminar
  3. Temos o dever de ser felizes.
    Como?
    Cada um poderá julgar por si próprio.

    ResponderEliminar