Para lá do que é razoável.

10 de dezembro de 2018

Não nasci em Vila Franca de Xira. Vim aqui parar por força do destino. No entanto, as quase duas décadas que passaram desde que aqui vivo, fizeram dela a minha cidade de coração. Há tradições, locais e pessoas fantásticas em Vila Franca de Xira.
Não sei se por ser de uma zona onde a Festa Brava não é sequer um acontecimento raro, porque simplesmente não há , nunca gostei de touradas.
Se sou contrária a elas? Sim, sou. Mas não sou contra as pessoas que gostam delas e aprendi a viver sem conflitos numa terra em que se ama a lide e as corridas.
As touradas (ou o ser-se anti-touradas) são um assunto para mim como o é o futebol, a política ou mesmo a religião. Geram paixões, opiniões inflamadas e levam a atitudes irracionais. Por isso, não discuto sobre o assunto e só me manifesto entre os mais próximos, se questionada. Além disso, tenho muito mais com que me ocupar.
No entanto, não posso deixar de assinalar com alguma tristeza e até mesmo irritação, que, na escola que as minhas filhas frequentam, alguns meninos e meninas sejam ostracizados e vistos como extraterrestres por não apreciarem as corridas, as largadas ou mesmo as sevilhanas. Ou seja, com tudo o que está relacionado.
Se ensino aqueles que de alguma forma posso influenciar, seja em casa, seja no trabalho, a serem tolerantes nesta matéria, não posso contudo ficar calada e ser tolerante com este tipo de atitudes, sejam elas com que crianças forem.



15 comentários

  1. Olá, boa noite:- As crianças são terríveis umas para com as outras.
    .
    Deixando cumprimentos poéticos
    .
    = Paixão e Amor = Vulcão, e Fresca Maresia =

    ResponderEliminar
  2. É verdade, não dá para ficar calado...

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Parece que até Jesus disse: se não estás comigo estás contra mim...

    ResponderEliminar
  4. Eu também me revoltaria... acho que a razão está do teu lado. Mas infelizmente os pais têm tendência a ensinar os filhos assim, como aqui já foi dito: se não estás comigo, estás contra mim. Detesto que as crianças ponham outras de parte seja por que motivo for. É cruel!

    ResponderEliminar
  5. Que disparate!
    É obrigatório gostar??
    Anda tudo doido!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Essa imagem diz tudo.
    Gostava de acreditar que todos os pais e neste caso professores ensinassem as crianças a serem tolerantes umas com as outras, para mais tarde serem adultos tolerantes, mas infelizmente não acontece.
    Também não sou a favor das touradas mas vivo bem com quem o é. Mas como me diz o meu Pai, Politica, Religião e Futebol não se discutem.

    ResponderEliminar
  7. Também sou contra as touradas no entanto, respeito quem gosta e quem aprecia. Acho que é o que todos deveriam fazer...

    Beijinhos/ A Filha

    ResponderEliminar
  8. Tenho mesmo receio pelas crianças de hoje em dia.

    ResponderEliminar
  9. Hoje em dia quase que não se pode ter opinião própria... tem de se andar sempre de acordo com a moda geral. É triste, porque perde-se a liberdade de expressão e também o pensamento crítico :(

    ResponderEliminar
  10. Eu acho pavoroso!
    Relativamente ao que dizes, acho que sempre foi assim. Eu fui ostracizada na escola simplesmente por ser tímida e usar óculos, por isso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Os fundamentalismos deixam-me os nervos em franja...

    Sempre eduquei o meu filho a ser tolerante e a respeitar as opiniões contrárias. O exemplo tem de ser dado em casa.

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo-te Maria!
    Também sou contra as touradas!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Discordo quando dizes que o tema das touradas é como a religião e o futebol, sendo que em nenhum deste se acabam com vidas numa arena.
    É um tema que dá pano para mangas e é assustador, para mim claro, que ainda haja tantos aficionados por esta prática. Quanto à educação dos filhos, é um tema elementar em que os pais têm que chegar primeiro. Boa semana, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  14. "É mais que tempo de ajudar o irmão
    E deixar de vez o pedestal
    Já é mais que tempo de repartir o pão
    Porque todos os dias é Natal."

    Desejamos que passe um Natal muito feliz, junto da sua Família, repleto de saúde, paz, partilha e amor.

    Beijinhos
    Lucília e Isabel

    ResponderEliminar