No tempo deles e quando eles querem...

2 de janeiro de 2020

Uma das minhas grandes frustrações é não ter ainda aprendido a tocar guitarra. Digo ainda porque estou convicta que mais cedo ou mais tarde o vou fazer...
Sempre imaginei que as minhas filhas saberiam tocar um qualquer instrumento, pelo que, quando entraram para a escola primária, as inscrevi numa escola de música, e disse para escolher o instrumento.
A mais velha escolheu guitarra e aprendeu com facilidade. Mas o aperfeiçoamento exigia prática diária e, ao fim de algum tempo, não quis voltar à escola de música e a guitarra, ali está, arrumada no seu estojo.
A mais nova escolheu piano. Mas quando a mais velha desistiu da escola de música, também não quis continuar e disse-me que as aulas de música eram uma seca.
Como a casa é pequena, o piano (ou mini piano), devidamente acondicionado foi para a arrumação, onde permaneceu durante 4 ou 5 anos. Permaneceu até que um dia ela me pediu para o trazermos de volta para casa, há coisa de um mês. Hoje foi o dia de voltar. Desde que o tem à disposição não parou ainda de tocar e toca músicas de séries que, entretanto viu. Toca "de ouvido" com uma falha aqui e outra ali". Já fez saber que gostava de voltar às aulas de música.
Dá gosto vê-la tocar e experimentar as novas músicas.
De facto, não lhes devemos impor o nosso tempo e fazer com que consigam ser aquilo que gostaríamos de ter sido... A vocação é deles e desperta quando tem de ser...



10 comentários

  1. Tem toda a razão, também sou assim com a minha filha! Também ela teve aulas de piano e desistiu com muita pena minha!
    O meu gosto mesmo era que aprendesse a tocar violino e frequentasse o conservatório!
    Mas ela é que sabe os seus interesses!
    Tudo de bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei muito de piano. O meu sonho era ter um piano em casa e ter uma varinha mágica que me tornasse numa pianista a sério, sem ter aulas, porque, embora adore música de todos os géneros, não tenho propriamente ouvido para a música.
    Há mais de vinte anos que tenho um Steigerman em casa. Preto e vertical. Comprámos quando os meus filhos começaram a ter lições. Depois de completarem o quinto e sexto ano respetivamente, disseram-me que não queriam continuar. E ali está o piano, silencioso, que tem que ser limpo todos os dias porque o pó é mais visível em superfícies escuras. Estou sempre a pensar que qualquer dia tento aprender através do youtube... : )))).... mas ainda nem sequer sei tocar o Parabéns a Você! E eu a pensar que acabaria por ser capaz de um dia tocar o concerto para piano nº 21 de Mozart!!
    A sua filha, pelo que parece, vai continuar a interessar-se pelo piano... Que bom!!

    ResponderEliminar
  3. É mesmo importante incentivá-los e dar-lhes tempo para que descubram as paixões no seu tempo certo :)
    Por acaso, também sempre quis aprender a tocar guitarra, mas ainda não aprendi

    ResponderEliminar
  4. Quando o meu Pedro fez 7 anos inscrevi-o numa escola de música. Ele escolheu cavaquinho, Também aprendeu depressa, mas passados dois anos quis mudar para o órgão. Foram mais dois anos até que desistiu das aulas.
    Abraço e um feliz 2020

    ResponderEliminar
  5. As duas sabem tocar piano.
    A Mariana também quer aprender guitarra.
    Dou-lhes os instrumentos e a minha total disponibilidade.
    Não forço nada.
    Bjs, Bom Ano!

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que voltou por vontade dela. Que bom! Fico feliz por isso!:)
    -
    Passando para vos agradecer todas as visitas na minha ausência, e pelo vosso carinho... Continuação de um feliz Ano de 2020. Com todas as festas fiquei/ficámos gripados
    -
    Ano novo, novo ciclo de vida.
    Beijo. Boa tarde.

    ResponderEliminar
  7. Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Noticias das Loterias

    ResponderEliminar
  8. Normal a juventude ter diferentes ritmos... nós bem que tentamos passar os "erros/o que não fizemos" mas a verdade é que eles vão ter de escolher o caminho...

    Bom Ano

    ResponderEliminar
  9. É mesmo verdade, essa tua conclusão final.
    Aprender a ler uma pauta de música creio que é muito difícil! Tocar de ouvido uma melodia... nossa, ainda hoje faço isso. (e fazia em criança, no piano... o MacGyver!) Mas não é saber tocar. Isso requer outro tipo de aprendizado. Vamos a ver se a tua mais nova toma o gosto pela coisa e não desiste novamente diante de outra dificuldade. O que também terás de aceitar.

    Bom 2020!

    ResponderEliminar
  10. Eu também gostava muito que os meus filhos tivessem formação musical. O mais velho andou no piano dos 4 aos 7 e depois dos 7 aos 9 na bateria, mas não gostou do último professor e acabou por querer desistir. Não forcei.
    O do meio foi aos 5 anos para o piano, porque antes não o achava com maturidade, mas andou lá dois ou três meses e pediu para sair, não gostava nada...
    A mais nova ainda não a inscrevi, mas também vou tentar que ela aprenda música.
    Acho que a música é um complemento importantíssimo para a formação das crianças e é pena que nas escolas públicas não se invista em boas aulas e bons professores de música.

    ResponderEliminar