E agora???

4 de janeiro de 2017

Cada vez mais me convenço que a variedade e umas boas caminhadas são o essencial para uma vida mais ou menos saudável.
Andava eu a excluir a carne da minha e só da minha alimentação, quando me deparo com esta notícia num jornal:
"Uma dieta exclusivamente à base de legumes e fruta pode não ser tão boa como se pensava. De acordo com um estudo da Universidade de Graz, na Áustria, pode até comportar riscos para a saúde.
Os investigadores concluíram que uma dieta vegetariana pode significar risco de doenças mentais, risco de cancro e alergia e uma menor qualidade de vida no geral.
Nathelie Burket, a coordenadora da investigação, concluiu que apesar de os vegetarianos terem uma vida mais activa, fumarem menos e consumirem menos álcool, o facto de consumirem apenas frutas, legumes e alimentos integrais faz com que haja uma carência de gorduras saturadas e colesterol."
Bem sei que existem estudos para todos os gostos, mas na verdade, desde pequena que ouço que na moderação é que está a virtude.


16 comentários

  1. Tenho uma sobrinha que era vegetariana. Há uns 5 anos esteve gravemente doente e os médicos disseram que tinha a ver com a alimentação. Ela só introduziu a carne de aves. E três meses depois não parecia a mesma. Passaram já quase 10 anos e não voltou a ter problemas de saúde.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Novos estudos, novas conclusões.
    Uma alimentação variada e moderada continua a ser um regime alimentar a seguir.
    Moderação: palavra-chave!
    : )

    ResponderEliminar
  3. Ora muito bem Ficamos sempre confusas. O melhor é comer com moderação e fazer caminhadas. Sou tão preguiçosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O melhor é comer um pouco de tudo!
    Um 2017 bem salutar!!!

    ResponderEliminar
  5. Essa notícia é uma grande falsidade ! :( ... A carne tem proteína, mas é também bastante tóxica.
    Quando nos dizem que a carne é imprescindível na nossa alimentação deveriam dizer que as proteínas são imprescindíveis na nossa alimentação ! As Proteínas sim, não a carne !
    Há muitíssimos milhões de vegetarianos perfeitamente saudáveis !
    Claro que há carnes com menos toxicidade que outras e , como dizes, na moderação é que está a virtude ! ... mas há muitos outros tipos de alimentos, incluindo vegetais, que têm mais proteínas que a carne !
    Também é uma tremenda mentira que os vegetarianos apenas consumam fruta, legumes e alimentos integrais ! :(

    ResponderEliminar
  6. É como dizes: há estudos para todos os gostos. Já nem sei em que acreditar, com tanto estudo a ter resultados contraditórios!

    ResponderEliminar
  7. Repara que em nenhuma altura se diz que devemos comer carne. Devemos, sim, consumir gorduras saturadas, que podemos também encontrar no peixe. Bom ano! ;)

    ResponderEliminar
  8. Cada um diz uma coisa diferente...
    Penso que como uma boa alimentação, consegue-se ter acesso a tudo, mesmo não comendo carne.
    Eu raramente como outra coisa a não ser frango e peru, mas qualquer dia acho que os largo.
    Só não largarei mais rápido por causa do namorado.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Eu não como carne há mais de 15 anos... E sou perfeitamente saudável :) É uma opção minha, que não tento impingir a ninguém. Como algum peixe, sim, como lacticínios e ovos, mas faço uma alimentação predominantemente vegetariana. Sem extremismos, sem fanatismos. Faço aquilo que quero, e conheço pouca gente que leia e investigue mais sobre alimentação do que eu. Como em tudo na vida, o equilíbrio é mesmo a chave :)

    ResponderEliminar
  10. O importante é comer um pouco de tudo mas sempre de forma moderada! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  11. Sou vegana e não como somente frutas, legumes e alimentos integrais (na verdade não como alimento integral quase nenhum, adoro demasiado massas, pães e arrozes brancos). Por coincidência, ou talvez não, esses estudos têm aparecido com mais frequência desde que o vegetarianismo/veganismo cresceu a olhos vistos e começou a tornar-se numa séria ameaça para as empresas que exploram animais. Imensos médicos e nutricionistas aconselham uma dieta exclusivamente vegetal pelos seus inúmeros benefícios, dieta essa que só corre mal se não soubermos como fazê-la. O melhor site para ler sobre esse assunto é sem dúvida o pcrm.org, por ser um projecto exclusivamente científico e médico, com todas as referências dos estudos feitos listados e escrutinados.

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida. Eu não como muita carne mas vou comendo e sinto-me bem assim. Houve uma temporada da minha vida em que quase não comia carne e digamos que não era uma pessoa muito saudável...

    ResponderEliminar
  13. Há muitas notícias mas o que importa é que as pessoas estejam saudáveis e façam escolhas conscientes e informadas. Se te sentes saudável então continua o processo que já começaste :)

    ResponderEliminar
  14. Atenção, que eu não sou vegetariano, mas evito carnes vermelhas e carnes "processadas. http://www.dn.pt/sociedade/interior/a-ligacao-entre-carne-e-cancro-e-muito-mais-forte-do-que-a-oms-diz--4873880.html

    ResponderEliminar