É desta!!!

22 de agosto de 2017

Em casa dos meus pais nunca fomos muito dados a chinelos ou pantufas, embora tivéssemos calçado próprio para escola e dias de não escola. Depois que tive a minha própria casa, com excepção feita à época em que usava saltos muito altos, nunca foi nosso hábito usar calçado só para casa, já que o meu marido também não tinha essa hábito.
De há uns tempos para cá, em que comecei a usar o meu aspirador com depósito de água, que comecei a pensar seriamente em mudar de atitude, depois de ver a quantidade de lixo que havia no chão da casa, mesmo quando aspiro várias vezes por semana.
Tentei sensibilizar os elementos da família, mas não se mostraram receptivos. 
Parece-me, contudo, que, depois de os fazer ler este artigo, estão dispostos a colaborar comigo. Na verdade, há uma doença que se encontra na sola dos sapatos e que pode ser mortal. Há uma bactéria chamada Clostridium difficile, responsável por doenças gastrointestinais. A toxina produzida por esta bactéria, em alguns casos, provoca diarreia aquosa e, se não for tratada a tempo, pode gerar uma inflamação do cólon que põe a vida em risco.
Vou tratar de arranjar um móvelzinho ali para a entrada, para guardar sapatos e chinelos, porque, confesso, detesto ver sapatos e chinelos nas entradas das casas das pessoas que visito, logo também na minha detestarei.
Como sempre, mais uma lição de sabedoria dada pelos povos asiáticos, que já o fazem há muito.



11 comentários

  1. A primeira coisa que faço ao chegar a casa é calçar chinelos, eu, a minha filha e o meu marido. É hábito mesmo! Claro que quem lá vai a casa não tem de se descalçar (há mesmo pessoas assim :O), mas eu própria até me sinto desconfortável se não me descalçar. Beijo

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente que entra em minha casa tira os sapatos! E apesar de eu não ter o hábito de andar descalça em casa (uso sapatos/sandálias que nunca foram à rua), não imagino que alguém se atreva a não descalçar os sapatos à entrada.

    ResponderEliminar
  3. Aqui na Holanda é muito comum mas a minha mãe andava sempre a chatear-nos para mal chegássemos a casa tirar os sapatos, porque vêm da rua cheios de porcaria por isso foi um hábito fácil de seguir... Por vezes esqueço-me quanto venho carregada de sacos e assim mas por norma ficam sempre à porta.

    ResponderEliminar
  4. Eu tiro os sapatos mal chego a casa, mas é hábito que ainda não consegui incutir no marido!

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro andar descalça em casa no verão ou de meias e chinelos quentinhos no inverno. Quando fui para a minha casa, com o marido, decidimos unanimemente que não haveria sapatos da rua nos quartos a espalhar sujidade (claro que de vez em quando há, não somos fundamentalistas e se me esqueci de uma coisa no quarto e já tenho os sapatos calçados não vou descalçar-me só por isso - se forem fáceis até descalço, eheh). É uma questão de hábito. O chão suja-se na mesma, mas confesso que me sinto muito mais confortável assim :) O truque para não ter os sapatos todos no hall é haver uma sapateira onde se guardam os chinelos e quando se chega a casa, troca-se logo :)

    ResponderEliminar
  6. Por andar sempre de chinelos rasos ou outro calçado confortável de andar em casa, é que, não sou digna de sair de saltos altos para caminhar com eles. É um desastre.
    Quanto à organização do calçado à entrada, nem sempre é a melhor. O que vale é que tenho duas entradas, Lool

    Beijinhos!
    Gostei muito do teu texto.

    ResponderEliminar
  7. Em tempos bem tentei que cá em casa se adoptasse essa práctica, levando até um móvel sapateira para o corredor de entrada, mas não é nada fácil converter o pessoal... Acabei por desistir. Vá lá que, o marido, aprendeu bem a lição e 2 ou 3 anos depois, sempre que entra, ainda continua a trocar os sapatos pelos chinelos. Na verdade, a sapateira continua lá mas agora é toda dele! :D (eu já era habitual andar de chinelos em casa)

    ResponderEliminar
  8. Eu assim que entro em casa descalço-me logo. Sempre fui assim e às vezes venho com compras na mão e pouso-as na entrada para tirar os sapatos. Eu tenho a minha sapateira escondida mas há sempre 1/2 pares de sapatos num tapete próprio ao pé do armário do corredor. São os sapatos que usamos para sair. Acho que vou mostrar esta notícia ao meu namorado visto que apesar de eu o chatear diariamente (já vamos nisto quase há três anos!!) ele continua a entrar em casa e anda a passear-se calçado. Muitas das vezes com as botas do trabalho (ele é mecânico...). Fico logo azul porque tento manter a casa o mais limpa possível e depois lá anda ele a patinhar o chão todo. Pode ser que ler isto o convença!!

    ResponderEliminar
  9. Cá por casa, sou um bocado paranóica com isso e não ando com calçado da rua. Tanto chateei o B. que ele acabou por se converter também. E o meu filho tb está bem ensinado. De resto, qualquer visita larga os sapatos à porta, inclusive, temos chinelos e pantufas para visitas. Não quero ninguém a trazer bactérias da rua, eheh :D

    ResponderEliminar