Também é importante elogiar!

12 de janeiro de 2018

Por doença de uma das Minis, ontem, por volta das seis horas da manhã estava a entrar no serviço de atendimento permanente/pediatria de um hospital de Lisboa. 
Confesso que nunca, em toda a minha vida de mãe, tinha sido atendida com tanta consideração e respeito pela minha aflição como fui ontem. Quer a enfermeira da triagem quer a pediatra do serviço de urgência foram fantásticas, quer em termos de humanidade e simpatia, quer em termos de eficiência. 
Não fizeram mais que a sua obrigação e é para isso que lhes pagam, pensarão alguns. 
No entanto, não pude deixar de assinalar este comportamento, sobretudo vindo de quem deveria estar com sono, depois de uma noite de vigília a trabalhar.E, se quando é preciso peço o Livro de Reclamações, também achei que era propositado pedir  o de elogios. Não existia. Não foi por falta dele que deixei de assinalar o que tanto me agradou. Hoje enviei um email à administração do hospital dando conta da minha satisfação.
Não pouco críticas, mas também não sou avarenta com elogios. Todos têm o dever de ser urbanos, cordatos e, acima de tudo, competentes. Mas nem todos o são, infelizmente. Por isso, há que salientar quem foi mais além daquilo que lhe era exigido.

26 comentários

  1. Exatamente! Não devemos só reclamar, também devemos elogiar caso haja razão para isso! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Verdade! somos tantas vezes "maltratados" quando estamos em situação mais frágil, por doença nossa ou dos nossos filhos que às vezes ficamos espantados quando nos cruzamos com bons profissionais! Há muitos anos fui gozada por uma médica quando estava com uma mega amigdalite que nem conseguia falar nem engolir e a sr Dra ainda gozou, agora rio da situação mas na altura não caiu lá muito bem.
    Sou adepta do elogio sincero e despretensioso e menos da critica destrutiva que muito se vê.
    bjos doces!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Nota 20 para o teu texto!

    Desde que estive dois meses e meio internada na unidade de queimados em Coimbra, que dou o valor a que na verdade o tem. Apesar de estar mal, estava consciente e via o trabalho e empenho de toda a equipa em geral até às auxiliares. A atenção. O carinho. A dedicação. A simpatia, sempre com palavras de esperança e conforto. Dou muito valor aos Médicos/as e Enfermeiras, essas, que tantas vezes fazem quase 2 dias num e ninguém dá valor! Mas criticam.

    Fizeste muito bem em agradecer via mail. Pois se o ser humano sabe criticar e atirar pedras, devia também ser grato no momento certo.

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. E ainda bem! Que bom é saber que ainda há profissionais bem competentes e bem educados! E fez também muito bem em fazê-lo.

    ResponderEliminar
  5. Excelente atitude, acho que se dermos mais elogios quando devem ser dados, os profissionais também ficam felizes pelo seu reconhecimento. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Hoje em dia só se critica por isso é bom saber que também há quem elogie quando realmente é merecido. As melhoras de quem estiver doente

    ResponderEliminar
  7. Concordo completamente com o texto! Temos sempre a tendência a só dar importância ao que é mau e quando é bom nada se diz/faz! Sei que não há o livro do elogio (e se o há é em poucos locais) mas quando sou bem atendida com competência, simpatia e dedicação, sou a primeira a elogiar, a dizer à pessoa em questão e à entidade empregadora. :)

    ResponderEliminar
  8. :)... E não é por ontem ter sido o "Dia do Obrigado" !!! :)... O importante é que a tua menina já esteja bem !

    Eu não me tenho cansado de elogiar os Serviços Médicos púbicos a que tenho recorrido (e não são poucas vezes ) Sempre o tenho referido ! ...
    E trata-se do Hospital de S. João do Porto (quer nas urgências, quer nos internamentos) e dos Serviços Médico Sociais de Ermesinde !

    Acho incrível como se diz tão mal deles !?!?... Incompreensível para mim ! :((

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente! É mesmo preciso elogiar as pessoas, até porque a maioria se concentra no erro, no sinalizar o que está mal. Também é preciso olhar o outro e destacar o que fez de bom

    Espero que a tua Mini esteja melhor!

    ResponderEliminar
  10. É tão bom quando temos motivos para elogiar.
    Feliz ano, Maria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Quando temos motivos também devemis elogiar!

    ResponderEliminar
  12. Concordo! Também o faço! Há que saber e dever elogiar quando assim é merecido! :)

    ResponderEliminar
  13. De acordo! Ainda há pouco tempo pedi também o livro de elogios e ficaram a olhar para mim muito espantados, o que me levou a pensar que realmente muita gente critica mas muito pouca se dá ao "trabalho" de elogiar... e um elogio às vezes pode fazer toda a diferença...

    ResponderEliminar
  14. Olá amiga!
    Hoje como estou evitando ficar digitando devido está melhorando da tendinite, para que ela não volte, estou passando para deixar o meu carinho e lhe desejar um fim de semana feliz, com muita saúde e paz.
    Deixo também esse pensamento que que uma amiga me enviou e nos leva a reflexão.
    “Semeei flores... colherá o perfume. Semeei o carinho... colherá a amizade. Semeei sorrisos... colherá a alegria. Semeei a verdade... colherá a confiança. Semeei a vida... colherá milagres. Semeei a fé... colherá a certeza. Semeei o amor... colherá a felicidade”
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderEliminar
  15. Olha é muito bom :D e eu como profissional de saúde é mesmo muito bom ouvir elogios também... porque não mandas email para o hospital a contar a tua experiência? :) de certeza que vai chegar ao departamento.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  16. E assim mesmo é que deve ser.
    Espero que a princesa já se encontre bem.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  17. Igualmente :)

    Partilho da mesma opinião!

    NEW GET THE LOOK POST | LAYERS ARE THE BEST COMBO / SALES EDT /<3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  18. Concordo muito contigo, há que saber elogiar também o bom trabalho das pessoas que nos ajudam.
    Gostei do blogue e segui ;)

    ResponderEliminar
  19. Deveria de ser a normalidade o bom atendimento, mas infelizmente sabemos que não é assim e por vezes temos boas surpresas.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  20. Num mundo em que cada vez as pessoas vêm mais os pontos negativos, é bom quando as pessoas são reconhecidas :)

    ResponderEliminar
  21. E que bom que é ler textos como este. Quando temos a maioria das pessoas sempre predispostas a fazer textos a reclamar, é bom ver que nos nossos serviços também há pessoas simpáticas, e eficientes!
    E ainda bem que há pessoas que estão dispostas e torná-lo de conhecimento público!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Concordo totalmente! Se um mau atendimento até pode merecer reclamação, um bom atendimento merece, com toda a certeza, elogios!

    Eu gosto muito da palavra obrigado e não me importo nada de a utilizar, é porque quem está do outro lado a mereceu e isso é muito bom (e torna a vida melhor!)

    Beijinho grande e boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Olá,
    Deveria ser sempre assim.
    Espero que a mini já esteja bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. É tão bom quando o atendimento é de qualidade...É coisa rara e portanto tem que ser elogiado!
    Nessi
    https://parttimemumandscientist.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar