Mas o que é assédio sexual?

17 de fevereiro de 2018

Há pouco, quando dava a minha habitual volta pelas notícias on line, vi algures que o fotógrafo da princesa Diana foi acusado por não sei quem de assédio sexual.
É um assunto tão batido actualmente que, por curiosidade, fiz uma pesquisa sobre as acusações de assédio nos últimos tempos e foram infindáveis as ligações encontradas. Quer lá fora, quer neste rectângulo à beira mar plantado.
Fiquei preocupada. 
A minha primeira reacção foi pensar que há por aí muito/a atrasado/a mental a precisar de tratamento. A forma como configuro o assédio sexual traduz um comportamento muito grave de falta de respeito pela dignidade humana. 
Depois, pensei que, de facto, tinha muita sorte porque nunca fui alvo, nem conheço ninguém que tenha sido vítima de tal conduta.
Por fim, dei por mim a meditar sobre o conceito que cada um de nós tem sobre o que é assédio sexual. E que pode ser muito variável. Há que pensar no assunto sobre perspectivas diferentes. Era bom uma grande reflexão. Para que se acabasse de uma vez (???) com tal comportamento e para que se não fale no assunto levianamente. Porque se causa desconforto e prejudica quem é vítima, pode destruir completamente a personalidade de quem é acusado, quando tal acusação resulta de um comportamento leviano de quem acusa, ou de um conceito demasiado amplo dos comportamentos que integram o assédio.
Será que dizer-se a uma pessoa que é gira, bem feita, que tem um sorriso lindo, integram o conceito? Na minha perspectiva, não. Mas há por aí tanta gente acusada que já não sei bem se outros pensam como eu.


12 comentários

  1. Sim, é verdade, todas as pessoas têm uma definição diferente. Acho que ultimamente se tem exagerado o que pode prejudicar quem de facto está a passar por uma situação de assédio sexual, porque torna a sua situação em mais uma acabando por ser desvalorizada.

    ResponderEliminar
  2. Realmente tens toda a razão!! :)

    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu penso tal e qual como tu! Para mim, dizerem a uma pessoa que é bonita não é assédio sexual, é apenas um elogio :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Acho que vai tudo da interpretação de cada um ( ... )

    ResponderEliminar
  5. “É proibida a conduta ou comunicação indesejada ou não convidativa de natureza sexual; as ações ou as palavras que são bem recebidas ou convidativas não são ilegais. Abraçar, beliscar, tapar, agarrar, bloquear o caminho da vítima, olhar maliciosamente ou olhar fixamente, ou ficar muito perto da vítima é um assédio. Também pode ser verbal, que pode ser oral ou escrito.”
    Há elogios e há elogios...
    O “ser bem feita” pode não ser aceite por determinadas mulheres. O ter um sorriso bonito pode ser mais aceitável para algumas.
    Muitas normas foram e estão a ser alteradas principalmente no ambiente de trabalho. E ainda bem. Normas que poderão ser difíceis de compreender para muitos homens (e algumas mulheres) habituados à predominância masculina... Talvez comecem a pensar duas vezes ...

    ResponderEliminar
  6. Cada pessoa tem a sua opinião à cerca do assédio sexual, não concordo totalmente com o que disseste à cerca de dizerem que uma mulher é gira, não é bem um termo de assédio sexual, uma coisa é ser um amigo outra coisa é um homem que tem o dobro da minha idade passar por mim e dizer que sou muito gira, há que ter em atenção a estas situações, não é considerado um assédio grave, mas para mim é assédio sexual, porque causa desconforto na pessoa que ouviu aquilo.

    ResponderEliminar
  7. Estas questões são profundamente delicadas, precisamente por estarem próximas dos limites de cada pessoa. É um assunto que não pode, de todo, ser ignorado. Mas também é preciso haver cautela na hora de se afirmar que houve assédio sexual. Porque, infelizmente, há quem se aproveite para se fazer de vitima e isso não só é mau para o acusado, como acaba por prejudicar potenciais vítimas

    ResponderEliminar
  8. Então um homem que não te conhece de lado nenhum diz que és linda e isso não é assédio? Como é que isso édiferente do pedreiro a gritar lá de cima do andaime "és boa!" Issoja é assédio?..mas é um homem que não te conhece de lado nenhum a apreciar a Tua beleza ou belo corpo! Assédio sexual não é só tocarem em sítios menos próprios, é qualquer coisa que faça a mulher sentir-se desconfortável ou ameaçada!sinceramente i don't give a damn about the person thAt did it!
    Nessi
    Www.parttimemumandscientist.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim não é assédio que um colega meu de trabalho dizer-me que estou gira. É a isso que me refiro. Em sítio algum disse que que era um desconhecido. E refiro-me aqueles que comigo têm algum tipo de ligação porque são esses normalmente que são acusados de assédio. Ainda não vi ninguém famoso acusar o pedreiro das obras da rua. :)

      Eliminar
  9. A propósito do assunto tenho lido muitos disparates. Penso que o assunto é demasiado sério para tanta parvoíce. Quem é assediado sofre na pele, e muitas vezes fica traumatizada para toda a vida. Mas hoje parece estar na moda dizer que se foi assediada, até por um simples piropo.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  10. Cada caso é um caso, naturalmente, e falo sem conhecimento concreto dos casos que têm vindo à baila, mas concordo que parece estar a banalizar-se o conceito de assédio!

    ResponderEliminar