Não era tão descabido assim!

15 de fevereiro de 2018

Uma das conversas que guardo dos Invernos da minha infância diz respeito à minha luta inglória de que em casa dos meus pais e dos meus avós se usassem nas camas edredões de penas ou de aquecimento. Não fazia sentido, para mim, ter quatro ou cinco cobertores na cama quando podíamos ter o mesmo calor com uma roupa de cama muito mais leve.
Nunca consegui levar a minha avante e sempre prometi que, quando tivesse uma casa minha, as camas teriam roupa leve, confortável e ainda assim quente. 
Desde que saí de casa dos meus pais que deixei de dormir em camas "enchouriçadas".Sou extremamente friorenta e durmo sempre agarrada ao meu marido, mas, por norma, não tenho mais que um cobertor e um edredão na cama. 
Vim a descobrir que esta "mania" de dormir com muito peso em cima não é assim tão tonta como parece. Parece que os "Weighted balnkets" (cobertores pesados) são mesmo eficazes no combate à insónia, pois fazem com que a pessoa sinta o peso como um abraço e relaxe, dormindo melhor. Pelos vistos, até são usados no tratamento de crianças com problemas de ansiedade e com outras perturbações que provocam dificuldades em dormir.
Felizmente, depois de seis meses com insónias constantes, comecei a dormir mesmo com o edredão de aquecimento. Caso contrário era ver-me ir comprar um cobertor de 8 quilos (sim, é esse o peso aconselhável).


12 comentários

  1. Eu não me dou sem algo em cima do pêlo... mesmo no verão!!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro ter uma cama cheia de cobertores e edredão. Só não uso lençóis térmicos porque sou alérgica :).

    ResponderEliminar
  3. Em casa dos meus pais até cobertas de farrapos haviam, nas camas, por cima dos cobertores. Actualmente só tenho os lençóis dos quentinhos, um cobertor e a colcha, mas durmo de pijama polar e meias. Enquanto o marido dorme em cuecas, loool.

    Mas dessa eu não sabia! é capaz de ter lógica.

    Beijinho
    Boa noite

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre gostei de sentir o peso dos cobertores. Dá uma sensação de aconchego.

    ResponderEliminar
  5. =) faz sentido!!
    bjs Maria bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Ainda no outro dia falávamos acerca do peso a se ter na cama no que diz respeito a cobertores, e eu por acaso se tiver algo muito pesado não consigo adormecer! Sinto-me super incómoda e como me mexo imenso na cama fico completamente dorida do corpo!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Faz sentido, mas não fazia ideia disso! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Conheço os weighted blankets porque são muito eficazes para crianças com autismo mas eu sempre gostei de sentir peso para dormir, aliás eu não adormeço sem sentir os cobertores em cima de mim mesmo no verão :)

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia! Por acaso não gosto de me sentir muito enchouriçada na cama e com muito peso, mas para dormir tapo-me toda até às orelhas, seja verão ou inverno... Não consigo adormecer de outra forma

    ResponderEliminar
  10. Não fazia ideia, mas faz algum sentido. :)

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Sempre dormi impressionantemente bem quando a minha avó fazia-me a cama e metia aqueles cobertores pesados. NUNCA fui friorenta, e sim calorenta. Mas aqueles cobertores só me causavam sensações de conforto. Um imenso conforto e bem estar de que sinto saudades. Noutras ocasiões em que dormi em camas com cobertores e lençois bem esticados, voltei a sentir conforto.

    Contudo sou preguiçosa. Prefiro a simplicidade de um protetor em baixo e um edredon em cima. também leve. Por vezes dou mais voltas na cama, porque o corpo não consegue aquecer e está a esfriar.

    Os cobertores pesados são mesmo a solução. Mas têm de ser aqueles do fabrico de antigamente :D :D

    ResponderEliminar