Estarei a ver mal?

1 de junho de 2018

Sou, por norma, uma pessoa bastante tolerante. Vivo bem comigo e com os outros.
Não sei se é por isso, ou porque tenho uma capacidade de compreensão reduzida, que tenho alguma dificuldade em ver discriminações ou assédio em determinados comportamentos ou mensagens.
Sinceramente, às vezes questiono-me sobre a minha incapacidade de perceber coisas que para os outros são óbvias.
Começou na semana passada com a notícia de que oito mulheres haviam acusado o Morgan Freeman de abuso sexual, e, por isso, mais um escândalo instalado. Não digo que o actor não se tenha portado mal com algumas, mas estou convicta que muita gente se aproveita da "loucura" que agora se vive em que tudo e mais um par de botas serve para acusar alguém de assédio sexual.
Ontem fui brindada com a notícia sobre a discriminação sexual evidente num vídeo de uma campanha anti-tabágica do Ministério da Saúde, para o que fomos alertados pela comedida e ponderada deputada Isabel Moreira.
Não descansei em quanto não vi para poder opinar com conhecimento de causa. E, mais uma vez, percebi que vivemos numa época de caça às bruxas. Não me parece que o vídeos seja discriminativo, numa época em que, embora se verifique uma diminuição de percentagem das pessoas que fumam, aumenta grandemente a percentagem das mulheres que o fazem. Se uma campanha se destina a combater um determinado consumo, parece-me lógico que se dirija ao maio número de potenciais destinatários.
Este feminismo folclórico compulsivo começa a causar-me urticária.



14 comentários

  1. Fico feliz por saber que não sou só eu que penso assim.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Já não te lia há muito tempo. Bons olhos te vejam =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Sou feminista, mas também achei a notícia do Morgan Freeman um exagero. Acho que agora as mulheres estão a aproveitar-se desta onda do #Metoo para começarem a acusar homens a torto e a direito, e isso é mesmo triste, porque estão a descredibilizar o trabalho de muitas feministas.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. Sem querer focar-me nos dois casos concretos, porque não os acompanhei com a atenção devida para tal, sinto que, infelizmente, neste género de situações há um grande aproveitamento. Não quer dizer que não tenham existido atitudes erradas e condenáveis, mas também me questiono se, em algumas delas, não estamos perante uma caça às bruxas.

    ResponderEliminar
  5. A mim também!
    Acho um completo exagero!

    ResponderEliminar
  6. Vi o vídeo da campanha anti tabaco antes de saber da polémica e confesso que não consigo perceber tanta polémica!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, hoje se uma figura publica olha para umas botas da tropa, está sujeito a ser acusado de assedio sexual, quando ao fumar, as estatísticas dizem que, actualmente as fumadoras estão em maior numero que os fumadores.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  8. Sabes, estás com toda razão, agora, tudo é exploração sexual e há um excesso de feminismo por ai... Sabe, isso é muito cansativo, todo mundo tem que ter a sua voz, mas tudo há um limite.
    Excelente texto.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  9. Eu vi o anúncio e comoveu-me! Achei um anúncio muito inteligente, é normal as raparigas seguirem os exemplos da mãe e é normal que se chamem as filhas de princesas (eu chamo a minha e não acho depreciativo, pode ser uma princesa engenheira se quiser um dia)...

    ResponderEliminar
  10. Uma polémica absolutamente disparatada.
    Deixou muita gente incomodada?
    Óptimo!
    Não era esse o objectivo??
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Um completo exagero, sem dúvida!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu , que embirro com tudo , armei uma bronca quando vi um anúncio de carro a dizer as suas características, apontando como grande vantagem, ter sido "um carro de senhora"..
    Passei-me!!!

    ResponderEliminar
  13. Concordo, atitude demasiado exagerada!
    Nunca mais vi a publicidade a passar na TV :/. Estava emocionalmente forte e poderia chegar verdadeiramente às pessoas.

    ResponderEliminar