De como as séries podem ser úteis...

7 de julho de 2018

Durante toda a vida impliquei com a rainha Isabel II de Inglaterra. Sempre a achei ultrapassada, antiquada e nada simpática.
Há pouco tempo, a conselho de uma amiga, começamos a ver em família a série "The Crown", na Netflix, que é precisamente uma série biográfica da rainha, que, ao que tenho lido, relata com muita precisão a vida e os acontecimentos históricos que viveu.
Devo dizer que passei a ver a rainha de uma forma completamente diferente. Na verdade, é bem real aquela frase de que não sabemos os sofrimentos de cada um e por isso não devemos julgar.
Sinto uma grande solidariedade para com ela, com tudo o que passou. Passei a ver a realeza ou quem exerce cargos públicos de uma forma completamente diferente.
Ter que manter cara alegre e ficar impávida e serena quando o nosso mundo mais importante (aquele constituído por aqueles que mais amamos) está a ruir, ter que fingir que nada se passa e sorrir para a fotografia quando temos o coração a sangrar e só apetece chorar é das coisas mais heroicas que se pode fazer.
Eu trabalho com o público e, na minha profissão, também tenho que usar uma "máscara" porque os outros não têm que levar com os meus problemas, antes esperam que eu resolva os seus. E há dias em que isso é atroz...imagino quem tem e tinha escassos momentos para poder libertar-se...
As séries ou filmes biográficos podem, realmente, ajudar-nos a ver as coisas sob uma perspectiva diferente.


7 comentários

  1. Adoro séries! Acho que, para além do lado de entretenimento, podem proporcionar aprendizagens bastante significativas.
    Esta, especificamente, nunca vi, mas já ouvi falar muito dela :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não costumo ver séries...mas reconheço que também são uma forma de aprendizagem.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Completamente verdade! As séries ajudam-nos muito nesse sentido! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conheço a série e acredito que uma vida "real" não deve ser nada fácil!
    Eu sempre simpatizei com a rainha ... e recordo que uma vez vi um comentário em que fiquei encantada com a sua personalidade!!!
    bj

    ResponderEliminar
  5. Toda a vida ouvi dizer que quem vê caras não vê corações. Não são só os palhaços que tem de rir com o coração a chorar. Há muitas outras pessoas que por imperativo dos seus cargos o fazem.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, mesmo sem ver a série, mas depois de um ou outro documentário sobre a rainha, já há algum tempo que a tenho em elevada conta.

    ResponderEliminar
  7. Já gostava muito dela, com a série gosto ainda mais. É tão importante percebermos a perspetiva dos outros, o outro lado.

    ResponderEliminar