Somos números...

22 de agosto de 2018

Ontem tive de fazer uma TAC.
Quando chegou a minha vez, a funcionária chamou: Dª Maria do Mundo. Levantei-me da sala de espera e fui alegremente. Quando cheguei lá dentro pediu-me imensa desculpa por me ter chamado pelo meu nome próprio, mas não tinha conseguido aceder ao meu número de senha.
Perante a minha perplexidade, explicou-me que, com a Nova Lei da Protecção de Dados, não podem ir à sala de espera chamar as pessoas pelo nome próprio, e apenas pelo número da senha.
Claro que não me parece tolice nenhuma, mas sou daquelas pessoas que gosta de ser chamada pelo seu nome e de chamar os outros pelos seus. Não me agrada ser um número.


16 comentários

  1. Fez-me lembrar de inteligência artificial, de robots...

    ResponderEliminar
  2. Estão a tornar tudo do mais impessoal possível. Uma pessoa já não gosta de ir aos médicos e se começarmos a ser tratados só como um número a coisa só pode piorar... Espero que esteja tudo bem!

    ResponderEliminar
  3. Compreendo o objetivo, mas também me faz imensa confusão. Parece que perdemos identidade, porque nos reduzem a um número

    ResponderEliminar
  4. É, já tinha conhecimento disso também. Quando vais a qualquer lado com senhas, também és um número. Pensa que é uma coisa parecida :) acho que roça o exagero, mas pronto...

    ResponderEliminar
  5. A isso chamo levar o RGPD ao extremo. Que disparate!

    ResponderEliminar
  6. Dessa parte não tinha conhecimento. E digo, não gosto porque gosto também de ser chamada pelo nome.

    ResponderEliminar
  7. Não sabia, mas é muito triste...

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Esta nova lei é uma bela treta, só dá trabalho e dores de cabeça e metade das coisas não fazem sequer muito sentido. Bastava deixarem de nos encher de email's e sms's publicitários e já éramos felizes... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Aí como aqui essa protecção de dados pessoais está a dar origem a situações absolutamente absurdas.
    Bfds

    ResponderEliminar
  10. Por causa dessa questão da protecção de dados, aqui à tempos disseram-me que na loja não posso tratar os clientes pelo nome (há alguns que são habituais e tratamos pelo nome). Sinceramente não sei se é verdade ou não, nem quero saber :/ também me disseram que não podíamos andar com placa identificativa, mas também não faz grande sentido, continuamos com o nosso nome bem à vista

    ResponderEliminar
  11. Eu percebo o teu ponto de vista mas para tua protecção percebo perfeitamente chamarem uma senha...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  12. O RGPD é uma chatice! E estou a ser meiguinha... essa de substituir o nome pelos números deixa-me pfffff... piursa!!
    E tenho que lidar com isso todos os dias, ai que nervos!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. WTF? essa lei trouxe algumas coisas boas, tipo não receber milhentas chamadas de empresas como a Mini som, mas também trouxe muita papelada e coisas sem nexo.

    ResponderEliminar
  14. Realmente agora com a entrada em vigor do RGPD as pessoas passaram a números.
    No meu local de trabalho, também tivemos de fazer muitas alterações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Desconhecia que a Lei da Protecção de Dados, abrangesse também os centros de saúde...mas ok, faz sentido!

    ResponderEliminar