Não há nada como experimentar...

1 de novembro de 2018

A nossa Mel (cadela) tem andado muito doente. Já foi à veterinária várias vezes.
Como queríamos que ela tivesse uma ninhada (uma única), decidimos não esteriliza-la e esperar pelo terceiro cio, que é o mais indicado para cruzar.
No entanto, na cabecinha dela, ela ficou prenha no segundo cio e, desta forma, chegada a hora em que estaria para ter filhotes, começou a ficar pronta para amamentar. Sem bebés, ficou com uma mastite, que de inflamação passou a infecção.
Medicamentos daqui, antibióticos dali e melhoras nada. As mamocas cada vez mais duras e cheias.
Uma filha de uma colega minha tem a filha veterinária em Angola e no meio de uma vídeo-chamada entre elas, em desespero, perguntei à filhota o que aconselhava para a situação da Mel.
Como em Luanda não há a abundância de medicamentos que por aqui há, aconselhou-me a dar-lhe ovos mexidos com salsa como refeição (porque inibe a produção de leite) e a fazer-lhe massagens com compressas mornas.
Pois, em pouco mais de 24 horas, as melhoras são visíveis.
Eu sou muito dada ao recurso a substâncias naturais. Acredito imenso que a alimentação que fazemos é muito, muito importante na cura dos males que padecemos.
Dar ovos mexidos com salsa a uma cadela pareceu-me estranho...mas não hesitei. Et, voilá!

8 comentários

  1. É daquelas opções (e combinações) que, quase de certeza, não me ocorreria. Mas ainda bem que resultou :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente já passei por algumas situações com o meu cachorro e o que eu sinto, cá em Portugal, é que tentam impingir tudo e mais alguma coisa. Felizmente encontrei uma veterinária na qual confio de olhos fechados e que é justa e sincera. Ainda bem que conseguiram encontrar uma forma de resolver o problema da Mel, ainda para mais de forma tão natural :) ela decerto agradece.

    ResponderEliminar
  3. E aposto que a Me até agradeceu essa refeição! Pelo menos se fosse um dos meus bababasse todo só para fugir à comida habitual (ração seca).
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Parece muito estranho. Mas o importante é a Mel ficar boa. Que bom que é com recursos naturais!

    Beijos. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. R: se fores ver o vídeo dela vais ver que a colecção começa com livros para princesas :) que por acaso também vi e são espectaculares!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
  6. Nossa... sofri com a descrição que dizeste do sofrimento da cadela.
    De certa forma consigo entender esse instinto maternal castrado...

    Parece cruel... ela a pensar que teve filhos e a passar por todo esse processo sem os ter.
    Depois dela ter a ninhada que pretendes, o que fazer às crias?

    Sabes que a cadela deve sentir uma falta danada de todas elas!
    Não sei... acho difícil... Não conheço bem a situação. Em toda a minha vida só tive um animal, mas fui muito ligada a ele. Veio para mim quando eu era criança e ele um cachorro que me cabia na mão. Ainda chorava pela mãe, assustado... pensando nisso, é cruel. Talvez por isso, o cão tinha um instinto paternal distintivo. Qualquer cria que lhe aparecesse à frente, ele queria estar perto, proteger, cuidar. E sempre teve um hábito que relacionei com a sua separação precoce dos irmãos e da mãe (eu acho precoce mas foi-me dito que era ideal: acho que quatro semanas): procurar os dedos das pessoas para os sugar. Como quem procura o conforto daquele gesto de início de vida que é ir buscar o alimento a teta da mãe.


    PS: também acredito na cura de tudo através de uma boa alimentação. Ando há décadas a tomar comprimidos que supostamente restauram as minhas energias, mas é quando me alimento bem que sinto diferenças.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que essa sugestao ajudou :)
    Beijinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar