Até me fica mal "dizer" isto...

20 de abril de 2019

Como católica que sou até me fica mal dizer (escrever) isto. Bem sei que a Páscoa se celebra dentro de cada um de nós,  independentemente da forma como o local onde estamos se engalana para a ocasião. 
No entanto, oriunda de uma diocese onde o caminho da Quaresma até à Páscoa é marcado por uma série de acontecimentos simbólicos, onde a Semana Santa é vivida intensamente, onde toda a cidade mãe de veste de tons de roxo que dão lugar ao branco no Domingo de Páscoa, é-me extremamente difícil sentir as coisas da mesma forma aqui em terras ribatejanas.
Por muito que na paróquia do local onde actualmente resido se façam celebrações pascais, nada é com o sentido de comunidade e alegria com que ainda hoje se vive (sim, apesar da modernização) mais a Norte. 
A grande parte dos meus amigos que não habitam na nossa cidade ali regressam sempre em duas alturas do ano: na Páscoa e nas festas da cidade. Este ano, motivos de força maior levaram-me a ficar cá por baixo. Outras Páscoas virão, se Deus Quiser.
Santa Páscoa a todos.



4 comentários

  1. Custa sempre mais um bocadinho quando vivemos determinados momentos com tanta intensidade e depois nos mudamos para locais em que não o sentimos tanto.
    «Outras Páscoas virão». E para a próxima conseguirás regressar :)
    Boa Páscoa para vocês

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Este ano passamos a Páscoa no norte, onde efectivamente se vive tudo muito mais intensamente.
    Por Lisboa é diferente....
    De qualquer maneira aqui fica os meus votos de Feliz Páscoa

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já vivi a Páscoa em S. Pedro do Sul (norte) em Lagos(Algarve) e no Barreiro onde nasci e vivo.
    Como diz e bem, ela é vivida em cada um de nós,os que acreditam n'ELE, no nosso coração, da mesma maneira. O resto é cultura, é tradição.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Compreendo, aqui no Norte a Páscoa vive-se com muita mais intensidade, até me contagiam a mim, que não ligo muito (prefiro o Natal).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar