Façam como quiserem...

28 de abril de 2019

E pronto, instalou-se mais uma confusão nas redes sociais, com as pessoas a esgrimirem argumentos, nem sempre da forma mais educada.
O assunto, a mim não me aquece muito nem arrefece, mas confesso que me dá jeito. Discute-se, a propósito de uma petição lançada, penso que depois de uma homilia do Bispo do Porto no Domingo de Páscoa, com vista ao encerramento dos Shoppings ao Domingo.
Se não estou em erro, os Shoppings sempre estiveram abertos ao Domingo, os hipermercados é que, durante uma fase estiveram encerrados e penso que apenas da parte da tarde.
Não sou daquelas pessoas que se enfia no Centro Comercial ao fim de semana, nem tenho particular predilecção por estes espaços comerciais. Gosto muito de fazer compras em espaços abertos, assim o tempo o permita. No entanto, às vezes, dá jeito, até porque é mais fácil arranjar estacionamento para ir a certas lojas.
A intenção do Bispo do Porto ao defender o encerramento era, certamente, a defesa do Domingo como o dia dedicado ao Senhor, o dia passado em família.
Não nos podemos esquecer, contudo, que muitas pessoas não são católicas ou mesmo cristãs.
Por outro lado, sim, aceito que quem trabalha num shopping tem direito a ter dias de descanso com a família, mas quem aceita o emprego já sabe o que isso implica e sabe que tem outros dias de folga. Eu, por exemplo, não me importava nada de ter dias livres em dias de semana para poder tratar de assuntos quando os serviços estão abertos...
Haverá sempre argumentos de ambos os lados. Façam como entenderem. Sobreviveremos todos.

11 comentários

  1. Mais um sacerdote a interferir ou a dar palpites...
    Li apenas o título e pouco mais. Por essa ordem de ideias, os restaurantes deverão também estar encerrados, os cafés e as pastelarias, esplanadas, as bombas de gasolina, supermercados, gelatarias e outros estabelecimentos que de momento não me recordo... não incluindo, evidentemente, os serviços essenciais.

    ResponderEliminar
  2. Procurei e encontrei este artigo:

    “Em 24 de abril de 1985, o Supremo Tribunal do Canadá - no caso BIG M DRUG MART – revogou a Lei do Dia do Senhor, alegando que ela violava a liberdade de religião e consciência na Carta dos Direitos e Liberdades Canadiana.”

    Tomaram em consideração... evidentemente!... que nem todos são católicos ou cristãos.

    ResponderEliminar
  3. Na verdade acho que não temos de assinar petições sobre a vida dos outros, existe quem trabalhe ao fim de semana e seja bem pago por isso, e provavelmente o dinheiro faz falta... Acho que isto não é um assunto de praça pública...

    ResponderEliminar
  4. Certo mas se tiveres folga ao domingo terás sempre a outra folga durante a semana (ou quase sempre) por isso é "o melhor de dois mundos" e depois nem toda a gente consegue um trabalho de segunda a sexta que coadune folgas com o parceiro por exemplo... Eu acho bem! Mas se não for aprovado as pessoas já sabem que terão de trabalhar aos domingos por isso nada muda...
    O Ricardo trabalha num hotel, tem folgas maioritariamente durante a semana, já sabíamos que assim seria mas era melhor que tivesse um dia de fim-de-semana por semana...

    ResponderEliminar
  5. Para mim dá-me igual, nunca viu fazer compras ao Domingo. Aliás, odeio ir para os hipermercados ao domingo. Odeio filas, mas eles é que sabem!
    *
    Seria um sonho tornado realidade...
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  6. Focaste o meu ponto: as pessoas que trabalham no mesmo horário de serviços públicos , como vão aos CTT, renovar um documento, tratar de uma burocracia... Se é para uns , acho que é para outros.

    ResponderEliminar
  7. Para mim não faz diferença encerrarem aos Domingos, mas para muitas pessoas (principalmente as que lá trabalham) deve ser difícil passar um domingo sem entrar num shopping.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Façam como acharem melhor! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Verdade seja dita, quando vou fazer compras ao shopping é sempre ao domingo (2 horas no máximo), porque com os meus pais não tenho forma de ir à semana. Contudo, se fechassem os centros comerciais e os supermercados, haveria forma de sobreviver xD Por mim até era uma boa ideia, era da forma que as pessoas sei lá passavam mais tempo ao ar livre, mas sabemos que isso não vai acontecer, porque era um rombo no comércio.

    ResponderEliminar
  10. Acho que isto nem devia ser assunto. Há sempre sítios onde se trabalha fins de semana, ainda que os shoppings fechassem, como já foi referido. Há quem prefira até trabalhar nesses dias. Há ainda aqueles que só trabalham sábados e domingos e têm a semana livre. Também já trabalhei muitos fins de semana e não me fazia confusão nenhuma...

    ResponderEliminar