Porque é que continua tudo igual?

15 de abril de 2019

Das más recordações que tenho dos meus tempos de escola é das casas de banho. Nunca tinham papel higiénico, as portas não trancavam, não havia gel ou sabonete para lavar as mãos, nem papel para as limpar.
Volvidos quase 40 anos, o quadro mantém-se nas escolas públicas. Quando eram mais novas as Minis pediam-me papel higiénico para trazerem na mochila porque na escola não havia. Conforme foram crescendo, começaram a apertar-se até chegarem a casa, com todas as consequências para a saúde que isso pode trazer, já que não têm qualquer tipo de privacidade pois as portas apenas encostam.
Não consigo entender como com tanta sensibilização para a necessidade de uma correcta lavagem das mãos e dos problemas que isso pode evitar, as escolas públicas continuam a não providenciar pelos bens necessários.
A desculpa que me dão é a falta de civismo dos alunos que sujam e destroem os materiais e gastam papel higiénico desnecessariamente.
Não digo  que tal não aconteça, mas penso que não será só por aí. Há falta de sensibilidade de quem gere os dinheiros, há falta de pessoal para manter as casas de banho...enfim prioridades trocadas.
Enquanto encarregada de educação é uma mudança pela qual me vou bater.

11 comentários

  1. Os pais e as mães deviam reclamar constantemente, por escrito, aos cargos superiores da direção escolar ou através da associação de pais. Sim, algumas crianças “brincam” com o papel higiénico, por isso existem as consequências aplicadas pelos professores ou pelos administradores das escolas a essas mesmas crianças.
    É uma gestão escolar muito deficiente. Lamentavelmente deficiente que põe em risco a saúde dos alunos. Tenho muita dificuldade em aceitar esse tipo de situações. É vergonhoso e um péssimo exemplo para os miúdos.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde minha querida!
    Olha, nada muda mesmo... Porém, os garotos estragam o papel, sim. Quando Bia estava na 3ª Classe um dia deu-lhe para estragarem papel a embrulharem-se. Ele e outras. O castigo foi levar cada uma um rolo para a escolha. As que tiveram envolvidas na brincadeira.

    Na actual escola diz que nunca tem papel para nada. Ou seja, se precisar tem de o ir pedir e ainda fica dispendioso em relação à sala dela.

    Ainda assim, acho que não há o cuidado necessário nas escolas por parte das auxiliares. Muito mais haveria para escrever...

    Queria sentir-me leve como uma flor
    e
    Alguns dos momentos que me enchem o coração
    .
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Verdade! É vergonhoso como tudo continua igual!

    https://acorujaeacorujita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente há coisas que nunca mudam.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  5. Coisas básicas e que continuam a não ser feitas.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente gastou-se dinheiro à toa em salários e prémios chorudos e para o mais importante não há. É vergonhoso

    Hoje:-Sigo os trilhos de uma linha infindável.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente. Má gestão de dinheiros

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, ainda está tudo na mesma...

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  9. Boa noite!
    Estamos na semana Santa.
    Não poderia deixar de passar aqui, mesmo que seja com um comentário colado, fique na certeza de que os meus votos são verdadeiros.
    Cada Semana Santa é uma oportunidade de revivermos o amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.
    Na Semana Santa, celebramos a paixão, morte e ressurreição daquele que veio ao mundo para modificá-lo, JESUS, e trazer a boa nova que os homens de boa vontade esperavam para transformar o mundo em lugar mais harmonizado.
    O VERDADEIRO ESPIRITO PASCOAL é a RENOVAÇÃO. Renovação de nós como seres humanos em todos os sentidos.
    Desejo que o verdadeiro sentido da Páscoa esteja presente na sua vida com muita paz, muitas alegrias, paz, esperança muito amor e muitas energias renovadas.
    Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  10. Não sei se viu, a Domestos fez uma publicidade precisamente no sentido das crianças não se sentirem à vontade nas casas de banho das escolas.
    Tenho 28 anos e sei bem o que sofri precisamente pela falta de condições nas casas de banho.
    É de facto um tema que devia preocupar os encarregados de educação!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar