Sempre!

25 de abril de 2019

Nasci na ditadura, mas só me lembro de viver em liberdade. Felizmente. E serei eternamente grata a todos os que não se conformaram, a todos os que lutaram para que fossemos livres no pensar e no dizer.
Ouço muitas vezes os mais velhos dizerem que antigamente não se via isto e não se via aquilo e que no tempo da "outra senhora" é que era bom.
Não discordo que vivemos tempos de falta de valores.
Não discordo de que um pouco mais de respeito pelos outros é urgente.
Mas isto nada tem que ver com o viver-se em regime de ditadura ou liberdade. Isto tem que ver com a incapacidade de alguns portugueses respeitarem os outros, de gerirem a sua liberdade, de terem intrinsecamente os seus valores.
E pior desrespeito do que não se admitir que outros pensem de forma diferente não existe.
E maior vergonha do que prender e torturar quem é diferente, pelo simples facto de o ser e ousar ser, nunca poderá haver.
Liberdade sempre.

5 comentários

  1. Ninguém diz semelhante coisa na minha frente que não lhe pergunte por uma série de coisas, como por exemplo se gostavam da possibilidade de irem parar a Caxias, Peniche, ou pior ainda ao Tarrafal. Se gostavam de viver a trabalhar até morrer por não haver reformas, de terem os filhos a morrer nas guerras das colónias e muitas outras coisas que tenho bem vivas na memória.
    No tempo da outra senhora não se viam homens e mulheres beijarem-se na rua, é um facto, mas não sei de que servia tanto recato, os filhos de pai incógnito chegaram a ser quase 30% da população.
    Enfim quem assim fala, ou não viveu nesse tempo ou já perdeu a memória.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estamos no mesmo barco.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca vivi em ditadura, nem como tu, que nasceu nessa altura, eu só nasci mesmo na liberdade, mas sinto-me grata todos os dias por terem existido pessoas que lutaram para que tal fosse possível. Nunca podemos tomar a liberdade por garantido.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar