Mais fácil ou mais difícil?

9 de outubro de 2019

Oiço, amiúde, até no exercício da minha profissão,dizer-se de que a vida antigamente é que era difícil e, também, que, hoje em dia os pais não querem assumir quaisquer responsabilidades.
Se sou forçada a concordar que há muitos pais que não assumem inteiramente (ou quase nada) as suas responsabilidades (sim porque isto de pôr no mundo uma criança tem muito que se lhe diga), preferindo deixar aos medicamentos ou aos tablets a tarefa de sossegar os seus pequenos, também sou forçada a aceitar que, nos dias de hoje ser mãe e ser pai é uma tarefa bem mais complicada.
Na verdade, as solicitações  que, no mundo de hoje, os miúdos têm são muito maiores, a informação correcta, e muitas vezes incorrecta (e que apela à rebeldia), está ali ao virar da esquina, e o respeito e a manutenção de regras é muito mais difícil. É um trabalho que requer muita paciência, alguns berros e muitas vezes, desgaste. Sem persistência não se vai a lado nenhum.
O trabalho dos pais e mães de hoje em dia é um trabalho facilitado em termos físicos com a imensidão de máquinas que existem que facilitam as tarefas diárias. Contudo, na minha opinião, o desgaste mental é maior e quanto a mim, muito mais árduo de suportar do que todo e qualquer trabalho manual. Ser pai e mãe, actualmente, é uma tarefa de afectos, de paciência, de persistência, de rigor e também de alguma insanidade (por vezes).
Antigamente, o respeito era quase um dado adquirido, o afecto demonstrado não era para todos, e o que interessava era a cama e a comida na mesa.
No entanto, saúdo com alegria a mudança de paradigma!

6 comentários

  1. Ainda há uns dias fiz um post neste sentido... temos tanta mais informação para sermos melhores pais que deveria ser mais fácil mas não é!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Assim como antigamente também hoje a educação não se pode julgar fácil ou difícil . A educação é simplesmente para dar o melhor que sabemos , e se assim o fizermos nada se torna fácil ou difícil .
    Só tenho um filho com quarenta anos e ainda hoje se tiver de o chamar á atenção por algo que ache que ele precise , ele ainda me ouve com atenção .

    JAFR

    ResponderEliminar
  3. É verdade. As situações são diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não tenho filhos, mas pelo que vejo nos meus amigos e conhecidos, os filhos estão a perder o respeito pelos pais (claro que os pais também têm culpa), mas não é nada como antigamente (pelo menos no meu tempo).
    Os filhos desde cedo que "mandam" nos pais e os valores vão-se perdendo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Acho que a vida, no geral, está mais complicada. Nem é à questão de ser mais fácil ou difícil, mas é uma complicação

    ResponderEliminar