Finalmente...algo poderá estar a mudar!

30 de janeiro de 2020

Foi criado em Portugal o Observatório Nacional do Bullying, existindo uma plataforma onde se podem denunciar casos conhecidos e actuais de bullying ou casos que já tenham acontecido, a fim de se poder agir e ter uma noção do fenómeno.
Saúdo de coração aberto esta iniciativa. Sim, porque enquanto deixarmos aos Directores de Turma e Directores de Agrupamento a gestão destes casos, ficaremos sempre nas mãos do bom senso de das preferências de cada um.
Falo por experiência própria, como mãe de vítima de bullying (que descobri em fase de automutilação e por causa desta, porque a minha primeira tendência foi desvalorizar as queixas e achar que eram coisas de "miúdos") e como profissional na área dos menores (onde os casos que me chegam após denúncia dos pais têm, na sua maioria, já uma vítima muito maltratada, porque na escola tentaram minimizar ou desvalorizar a situação).
Espero que não seja mais uma ferramenta para Inglês ver e que, de facto, se comece a quebrar o silêncio e a reconhecer que é um problema que, ao contrário do que vinha sendo divulgado está cada vez mais presente.
Vítimas e agressores precisam de ajuda. Vítimas e agressores de hoje são os nossos cidadãos de amanhã.

6 comentários

  1. É um passo importantíssimo desde que, lá está, não seja só para inglês ver :/

    ResponderEliminar
  2. Um passo que já devia ter sido tomado há muito tempo. Mas como diz o ditado mais vale tarde que nunca. Que os professores e professoras não continuem a dizer que “são coisas de crianças” para justificar um caso de bullying.

    ResponderEliminar
  3. Um passo muito importante, espero que seja mesmo muito bem sucedido.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito desta decisão, é bom para todos. Obrigada por me fazeres chegar esta notícia! Tenho que estar atenta! :) Obrigada minha querida Amiga!
    -
    Saudade/ Memórias - Parte 1
    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Gostei de saber e espero que realmente sirva para mais alguma coisa que não seja dar emprego a meia dúzia de amigos.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que é um passo importante! Só espero que corra bem!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar