A pouco mais de duas semanas de celebrarmos o dia mundial da criança dou por mim numa meditação profunda.
Como profissional que trabalha na área das crianças e da família e, acima de tudo, como mãe e pessoa que tem uma especial ternura pelos mais novos, a morte da pequena Valentina foi um murro no estômago. Foi um murro no estômago não pelo simples facto de ter sido o próprio progenitor (atente-se que não o apelido de pai), não só pela barbaridade do homicídio, mas por toda a envolvência.
O progenitor é um monstro...é! Mas e a mãe? e o resto da família?
Se a menina já se queixava de não ser bem tratada em casa do pai, e fez tais queixas à mãe na frente de terceiros, porque é que todos assobiaram para o lado?
É fácil encontrar na CPCJ local o bode expiatório! No entanto, sem saber se a CPCJ andou bem ou mal ao arquivar o processo de promoção e protecção, não posso esquecer que toda a família que tinha conhecimento da situação andou mal...mal porque não deu conhecimento às autoridades, mal porque deixou a menina ir para o pai, não arranjando alternativas. No facebook tenho visto imensas famílias serem ajudadas nesta fase com meios informáticos, porque não foi pedida ajuda?
Depois, choca-me, agora que já está encontrado o corpo e presos os suspeitos, que a comunicação social continue a revelar pormenores chocantes, a difundir imagens da menina...é vampiresco!
Logo a seguir, nas notícias, a notícia de uma professora condenada por maus tratos a uma menina de sete anos. Ouve-se uma gravação arrepiante de gritos de expressões desumanas...o silêncio ensurdecedor da criança...
Tudo isto me deixa dorida...tudo isto me deixa uma certa revolta...
As crianças, diz-se, são o melhor do mundo! Imagina se não fossem!
As pessoas nunca pensam que o pior pode acontecer. Por vezes as pessoas ( adultos) em casa são uma coisa e na Rua são outra totalmente diferente. Pode-se até pensar que a criança exagera, quando se conhece a "amabilidade" (fingimento ) de quem as rodeia
ResponderEliminarUm animal não mata a sua cria. Um Pai não mata a sua cria. Um MONSTRO sim, mata.
.
Bom fim de semana
Cuide-se
Estou sem palavras para esta situação toda desta menina, tenho muita pena que as coisas acabassem da forma que acabaram e não tendo sido possível dar a ajuda que esta criança necessitava, espero que o país reconheça que existem milhares de Valentinas e que precisam mesmo de ajuda.
ResponderEliminarOlha, eu não sei o que diga. Apenas ando revoltada e chocada.Como Mãe, Avó, Madrinha(madrasta), não sei o que leva um gajo animalesco a fazer uma coisa destas. Fico-me por aqui, Porque a revolta é muita.
ResponderEliminar-
Beijos. Um excelente fim de semana.
Foi um choque para todos nós. Ainda nem tínhamos esquecido aquele progenitor do Seixal que no ano passado matou a filha, e já temos outro caso.
ResponderEliminarAbraço e bom domingo e cuide-se
Não entendo o que passa na cabeça desses criminosos para fazerem mal a inocentes e quem não se pode defender facilmente... revolta!
ResponderEliminar