Mais importante que a empatia é...

22 de outubro de 2020

        Muito se escreve e se fala por aí da necessidade de sermos empáticos, da necessidade de calçarmos os sapatos dos outros e vermos as coisas pelos seus olhos. Sem dúvida que é importantíssimo. Sem dúvida que é essencial.
    Ontem, contudo, ao ouvir nas notícias que o Papa Francisco defendeu a necessidade da regulamentação da união entre casais do mesmo sexo e do direito que as pessoas do mesmo sexo têm a constituir uma família aos olhos da lei, para que possam estar protegidas, pensei que, mais do que sermos empáticos, precisamos de ser compassivos. Atenção que compaixão é absolutamente diferente de pena (que traz colada a si um sentimento de superioridade) e vai além da empatia. Ao tomar esta posição tão controversa (controversa por ser o representante máximo de uma instituição que se tem mostrado conservadora), Francisco mostrou ao frisar a necessidade de protecção legal, o seu lado compassivo que é absolutamente admirável. 
    Nos dias que correm, penso que é aquilo que mais admiro num ser humano. O ser compassivo. 
   De acordo com a Wikipédia, compaixão (do termo latino compassione) pode ser descrita como uma compreensão do estado emocional de outra pessoa. Não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza para com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é, frequentemente, caracterizada através de ações, quando uma pessoa, agindo com espírito de compaixão, busca ajudar aqueles pelos quais se compadece. Ter compaixão é permanecer num estado emotivo positivo, enquanto tenta-se compreender o outro, sem invadir, no entanto, o seu espaço. 
    E é mesmo isto que é preciso: sermos impelidos a aliviar o sofrimento do outro sem invadir o seu espaço.

5 comentários

  1. Gostei de ler. Cada di gosto mais deste Papa.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. O Papa Francisco é o Ser Humano vivo que mais admiro.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  3. O Papa Francisco sempre a surpreender! AMEI!
    **
    O presente e um futuro...num passado
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. O Papa Francisco é um verdadeiro progressista, comprando igualmente guerras internamente.

    ResponderEliminar
  5. O Papa Francisco esta cada vez mais Pop, quero parabenizar ele e você por este post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar