Por-se a jeito...

3 de dezembro de 2020

 Há pouco, apareceu-me nas notícias do Sapo que a namorada (mulher ou qualquer coisa) de um músico português, o Diogo Piçarra, tinha respondido à letra às inúmeras críticas que lhe tinham feito numa determinada rede social (já não me recordo qual) por a mesma não estar a amamentar a filha de ambos.

Primeiro, dei por mim a pensar que aquilo não era assunto para se fazer notícia... mas, depois de me recordar que o jornal da manhã abriu com a notícia da actualidade de que Marta Temido e o Secretário de Estado da Saúde NÃO  tinham covid- 19, como se fosse uma raridade, nos dias de hoje, alguém não ter contraído a doença (quando há pessoas que moram na mesma casa com pessoas infectadas e não contraem a doença), pensei que anda toda a gente muito transtornada e tudo faz uma manchete.

Depois, pensei que as pessoas continuam amargas, sendo que ninguém tem que opinar sobre a vida íntima ou privada dos outros, sobretudo em matérias tão sensíveis como a amamentação.

Mas, a expressão "vida íntima" ressoou na minha cabeça e terminei a pensar que esta gente conhecida ( e muitas outras pessoas anónimas) partilham momentos que deviam ser só seus com uma infinitude e não controlável rede de ilustres desconhecidos com a maior das facilidades e sem qualquer pudor...e, depois não quer ouvir (ou melhor, ler) esses desconhecidos a darem palpites!!! Esta gente, a quem por vezes, só falta partilhar as idas à casa debanho, anda a por-se a jeito! Ai anda, anda! 

6 comentários

  1. A partir do momento em que partilho algo online, é certo que já não é só meu [digamos assim], mas não é por esse motivo que as pessoas têm de vir apontar o dedo e opinar sobre o que se passa na minha vida. É que, infelizmente, nem todos sabem demonstrar a sua opinião sem a procurarem impor, como se aquilo que dizem fosse uma verdade absoluta.

    ResponderEliminar
  2. O desrespeito pela pandemia tem sido constante.
    E com muito maus resultados.
    Bfds

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia partilha-se tudo. Já ninguém tem vida intima. Refiro-me claro às figuras públicas pois o anónimo do povo só o faz por vaidade e quase sempre só partilha viagens e coisas que sabe irem fazer inveja à vizinha do lado. Coisas dos tempos modernos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Há dois momentos nos seu texto, penso. Por um lado, as pessoas falam, mas depois são as primeiras a não respeitar as medidas impostas pela defesa de não deixar os hospitais esgotar os recursos, com consequências ainda mais gravosas (mas entendo e levo o que disse para o mau jornalismo - faz uns bons anos que parece estar a sofrer com a falta de qualidade do que é apresentado em detrimento do que pode dar audiências)

    Segundo momento, é difícil pensar de uma forma diferente... há os direitos de personalidade, que devem ser respeitados e defendidos mas depois há o serem os primeiros mostrar momentos privados em favor do que ganham com anúncios e publicidades (mesmo se nas redes sociais) e querem o mais, sem ter o menos (não parece fácil)

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Eu sei que eles são capa de revista da Cristina, este mês. Mas, chego à conclusão que esta gente não tira os ensinamentos deste tempo triste que estamos a passar!
    Numa breve passagem - com mensagem colada - a fim de poder chegar a todos. Desejando que todos se encontrem bem de saúde. Obrigada a todos por não me terem “abandonado” Voltando, conforme o tempo me permitir. :)
    --
    “ Liberdade hipócrita ”
    -
    Beijo e um excelente Fim de Semana;-Prolongado.

    ResponderEliminar
  6. Todos sabemos que ao partilhar opiniões ou momentos da nossa vida online, nos sujeitamos à opinião alheia. No entanto, num espaço virtual que é nosso, acho que temos o direito de opinar e falar sobre as nossas escolhas sem ser condenados por isso, desde que as mesmas não afectem os outros. E não amamentar afecta zero a vida dos outros. Ela tem todo o direito de falar sobre isso nas suas redes, já quem a segue não tem direito algum de criticar as suas escolhas pessoais, ainda que ela as torne públicas.

    ResponderEliminar