Era expectável, não?

14 de maio de 2021



Sou daquelas pessoas que gosta de futebol e que vibra com o futebol. Sem ser fanática - nunca me aborreci com ninguém por causa deste desporto - sou das pessoas que vibra, especialmente com a Selecção Nacional e com o meu Sporting. 
Sendo adepta do Sporting todos os anos mantive a esperança que um dia poder também eu ir para o Marquês celebrar o campeonato. 
E este foi o ano do campeonato mas não fui celebrar no Marquês. Não sei se foi a idade e as responsabilidades profissionais que pesaram, se a distância de 30 kms a Lisboa...ou mesmo o motivo com que me convenci: o risco de apanhar COVID.
Talvez se tivesse calhado ao fim de semana ou eu tivesse menos uns anos não me tivesse contido e o risco do COVID não me tivesse parado. 
A vontade era muita e a euforia imensa. Daí que me deixe absolutamente perplexa este jogo de atribuição de culpas e o desplante de alguns em atribuírem aos adeptos a maior fatia de responsabilidade.
Não me parece que, sendo o futebol uma coisa que move massas, que estando as pessoas (nas quais se incluem os adeptos leoninos) ávidas de algo que as alegre, que estando os sportinguistas há 19 anos sem comemorar, fosse expectável um comportamento como mandam as regras sem que essas mesmas regras estivessem perfeitamente definidas (e não estavam), comunicadas e assimiladas pelo público alvo com alguma antecedência.
Se não somos uma anarquia e temos entidades com instrumentos de imposição e com poderes de organização, a elas se exige que em situações idênticas organizem e tomem o controlo e sejam capazes de prever os cenários...e este era um cenário bastante previsível... quer porque não foi uma reviravolta no campeonato que permitiu ao Sporting ser campeão, quer porque desde cedo se viu que a reacção dos adeptos seria a que se veio a verificar.
Houve sim alguma leviandade por parte dos adeptos...mas maior foi a de quem tem obrigação de definir as regras... 

4 comentários

  1. Eu sou da opinião que era preferível deixa-los entrar no estádio! Depois, era sim, depois de um jejum muito logo, que houvesse uma enchente. Condeno apenas porque vi muitos sema dita máscara. Acho que qualquer clube ia festejar ( é mau é quando há confrontos com a policia)
    Confesso que já mereciam. Tal como te dou os parabéns!

    E pergunto, ou afirmo; Afinal existem muitos sportinguistas.... Eu tenho uma ideia. Há dezanove anos quando foram campeões foram feitos muitos bebés, eles apareceram agora! Hahahhahahha

    -
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Pois essa dos bebés é bem pensada! Olha, minha querida, concordo contigo: preferível terem deixado no estádio e ficarem ali circunscritos ali. Tinham feito menos estragos!

    ResponderEliminar
  3. Eu não ligo nada a futebol. Mas independente do meu gosto o que se passou nos festejos do jogo do sporting foi inadmissível.
    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Não sou Sportinguista, mas tenho uma certa simpatia pelo clube do coração do marido. Não estou de acordo com a festa no Marquês. Sei que 19 anos é muito tempo e o Sporting merece a festa, mas na atual situação não. Que moralidade têm os governantes para proibirem ajuntamentos a partir de agora?
    Estou de volta depois de três dias de cama, com febre, dores no corpo todo, vómitos e inchaço nos pés e mãos. E como toda a gente me diz que o pior é a segunda dose, estou bem arranjada. Bom mas o que interessa é que hoje já estou bem.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar