A perspectiva contrária...

5 de maio de 2019

Por onde quer que se ande hoje o tema é só um: a mãe. 
Todos têm ou tiveram uma mãe. 
E, depois, muitas de nós, além de filhas são também mães.
Não digo mentira nenhuma  se disser que o maior empreendimento da minha vida é ser mãe, que é aquilo que mais me faz feliz e que sou muito feliz assim...e, como eu, milhares de tantas outras mulheres.
Contudo, consoante vou progredindo nesta tarefa da maternidade e consoante vou amadurecendo, cada vez me parece mais natural e também acertada a opção de não ter filhos porque pura e simplesmente não se quer. 
A maternidade (e a paternidade, obviamente) é um projecto, uma responsabilidade para toda a vida, extremamente exigente e exige vocação para tal. Não tem que ver com capacidade de trabalho ou sacrifício apenas, já que há muito quem não tenha filhos e tenha essas capacidades exacerbadas e há quem os tenha e não faça sacrifícios nenhuns. 
Não me faz qualquer sentido que as mulheres tenham filhos só porque a sociedade espera que aí aos x ou y anos tenham sido mães.
Desde que trabalho na área dos menores cada vez mais me convenço que há mulheres e homens que de uma forma bastante clara não nasceram para ser mães e pais e é uma pena que se tenham deixado levar por aquilo que a sociedade espera deles, porque os pequenitos são quem sofre.
Ser pai e mãe sim, mas porque se quer efectivamente. Não porque é giro ou porque os outros esperam que o sejamos.

9 comentários

  1. Infelizmente, escolhi para pai do meu filho alguém que, sem sombras de dúvidas não nasceu para ser pai e hoje, quem está a sofrer com isso sou eu e, principalmente o meu pequenino.
    Não me arrependo nada mas mesmo nada de ter sido mãe porque era o que eu mais queria e tinha tudo planeado e organizado para o ser mas, provavelmente, se soubesse o que nos iria acontecer, não teria optado por influenciar aquele homem a sermos pais...

    Identifiquei-me mesmo muito com o texto...

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente de acordo.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. As minhas filhas são o meu maior sonho que se realizou.
    Com a diferença de a realidade ser superior ao sonho.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o teu texto!
    Também os há, que tenha os filhos para receberem os abonos.Este tipo de pessoas têm sempre mais de 3 filhos.

    Muitas mães não o sabem ser, assim como muitos pais. Tristes das crianças que nascem em lares errados.

    Ontem, dia da Mãe, não foi do meus melhores dias. O almoço foi a três e em casa. Recebi uma cartinha da mais nova....
    Espero que o teu dia tenha sido bom.
    *
    Isolo-me entre o jardim do meu silêncio.
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  5. Concordo totalmente!
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que nascem muitas crianças só porque é suposto nascerem. Porque os pais casaram, ou porque um dos dois quis ter filhos. Acho que a tarefa é demasiado séria para se ter filhos só por ter, devia ser mais pensada, e na duvida se queremos ou não, é não ter. Tenho uma amiga que andou anos indecisa sobre se teria um segundo filho ou não, já teve e felizmente para a criança é uma excelente mãe mas não entendo o dilema. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O que não falta são pessoas que não sabem ser pais... sei bem demais como é isso. Não consigo conceber que não se faça tudo pelos filhos depois de os ter... mas isso sou eu...

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto, só deve ter filhos quem o deseja, mas há quem os tenha só porque sim, porque é suposto.

    ResponderEliminar