Do silêncio...

7 de maio de 2019

Hoje, 7 de Maio, comemora-se o dia do silêncio. Pretende-se, com este dia, alertar as pessoas para o problema da poluição sonora.
Com os anos fui aprendendo o valor inegualável do silêncio. Não só do silêncio naquilo que calamos como no silêncio naquilo que não escrevemos.
Tenho no silêncio um poderoso aliado que me ajuda, quando o consigo fazer (o que nem sempre acontece) a tomar decisões mais acertadas, e a não entrar em batalhas que não valem a pena.
Dois dos meus grandes lemas de vida e que inclusivamente tenho impressos em molduras no meu gabinete de trabalho são: que somos escravos das palavras que proferimos, e senhores daquelas que silenciamos; e que ser inteligente é saber utilizar o silencio para não entrar em guerras desnecessárias.
Não sou defensora, em caso algum, que devamos ficar calados a tudo.
Nem pensar! Mas há muita coisas que não deve ser dita ou escrita, ainda que pensada.  Quando aquilo que temos para dizer nada acrescenta, é melhor silenciarmos.
Porque a poluição sonora, o barulho, não é só a música alta, os carros nas estradas, as motosserras a funcionar. São os milhões de palavras inúteis e ofensivas que se dizem e escrevem por aí.



6 comentários

  1. Muito bom. Adorei este texto!
    Então culpo-me. "Sou portadora de muito ruído"! :) Concordo contigo...

    *
    Quantas vezes me culpo pela chuva que cai
    Beijo. Boa noite!

    ResponderEliminar
  2. No meu local de trabalho são umas autênticas galinhas!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Não podia estar mais de acordo com o seu texto.
    Infelizmente, às vezes, é preciso calar, para manter a alma sã.
    Beijinhos e boa 4ª feira.

    ResponderEliminar
  4. Boa. Concordo em pleno. Fala-se demais.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo o que disseste! Muitas vezes, o melhor é estar calado...
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu não me calo, nunca me calarei. Lamento se incomoda mas recuso-me a ser diferente. Há coisas que já não me tiram o sono e já não perco tempo com quem não me merece mas calar-me é difícil. É contra a minha natureza.

    ResponderEliminar