Do desperdício...

6 de agosto de 2020

Todo e qualquer desperdício de bens essenciais me deixa arrepiada e com os cabelos em pé.
Quando as Minis eram bebés não me atrevia a dar-lhes nada que estivesse fora do prazo.
Felizmente, fui ganhando confiança, aproveito Iogurtes, verduras e afins, mesmo que esteja passado por uns dias o prazo de validade da embalagem, não sem antes cheirar e provar ao de leve.
Anda por ai a polémica de um DJ qualquer que, fazendo uma ronda pelos caixotes do lixo de um conhecido supermercado, aproveitou imensa comida que, apesar de fora da validade de acordo com a embalagem, estaria em bom estado e apta ao consumo.
Claro que fiquei chocada!!! Contudo, nos meus tempos de juventude, tinha uma amiga que trabalhava como caixa num desses supermercados e me contava que, de facto, deitavam imensos frescos fora por fim do prazo de validade, malgrado a sua aptidão para o consumo.
No entanto, sem deixar de lado a ideia que é muito mau o desperdício, tanto mais numa altura em que há imensa gente com dificuldades, não tenho dúvida que há muito marketing ou tentativa de auto promoção por detrás disto, de quem faz estas coisas.
Na verdade, aposto que, muitas das pessoas que se escandalizaram com o desperdício, seriam as mesmas que, caso a comida fora de validade tivesse sido entregue a quaisquer instituições, vinham papaguear para as redes sociais que era uma vergonha, que uma marca tão conhecida e tão cheia de dinheiro, tinha a lata de doar alimentos fora de validade, como se os seus receptores fossem cidadãos de segunda!
Apostam comigo?

11 comentários

  1. Aposto que era o que aconteceria de certeza.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que ........ APOSTO
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Em tudo o que é seco, meia dúzia de meses não atrasa nem adianta (diz o meu químico) no resto é provar, cheirar observar!

    ResponderEliminar
  4. Preso por ter cão e preso por não ter.
    O típico.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  5. Vi muitas partilhas desse video e optei por nem sequer o ver. Honestamente, acabei por não o fazer porque vi um print dos produtos e facilmente se via que a maior parte tinha as etiquetas de fim de validade.
    Ou seja, o supermercado tentou escoar os produtos, os clientes é que não os quiseram.
    Sendo eu uma pessoa que passa sempre no sitio onde estão os produtos em fim de validade para ver se há alguma coisa que me interesse, deixa-me muito mais irritada quem não tem essa atitude.

    Para além disso, fui percebendo que:
    1º supermercados que em tempos tinham a politica de distribuir produtos perecíveis aos funcionários no final do dia, deixaram de o fazer porque as pessoas abusavam (ex: padeiro cozia pão a mais para sobrar e levar para casa, etc),
    2º houve associações que deixaram de recolher produtos nos supermercados por causa da pandemia.

    Por isso, por mais que fique chocada por ver comida no lixo, não deixo de pensar que alternativa tinha o supermercado? Não conseguiu escoar produtos já em fim de validade, por terem passado a validade não os pode vender, não tem nenhuma associação a quem os entregar... faz o quê? deixa os produtos apodrecer no armazém????

    Por vezes encomendo a box do auchan na app to good to go. Obviamente que os produtos que são colocados na box são aqueles que a validade termina nesse dia ou no dia seguinte.
    Aderi a um grupo no facebook sobre a app e qual não é o meu espanto quando percebo que há pessoas a queixar-se precisamente da validade dos produtos que são entregues pelo auchan.
    Juro que não percebo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia até consigo concordar contigo, mas há uma conta que comecei a seguir que faz vistorias frequentes e que até fruta em boas condições tira do caixote. diariamente... Por isso se por um lado até podes não ter "opção" por outro até terias. O continente agora faz smoothies e mais não sei o quê com fruta "feia" por exemplo...

      Eliminar
  6. Concordo totalmente contigo! :)
    ***
    Coisas de uma vida

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Hoje em dia critica-se por tudo mas por nada também!!
    Enfim!!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
  8. Pensei o mesmo. é um pau de dois bicos. preso port er cão e preso por não. Já vi no lidl, jumbo e continente colocarem produtos com desconto por estarem perto do fim da data de validade. Havia um projeto-lei muito interessante de isolar nos supermercados esses produtos numa área específica para que os clientes pudessem comprá-los e identificá-los mais rapidamente. Porém, não avançou...

    ResponderEliminar