Há por aqui alguém como eu?

17 de fevereiro de 2022

 No dia de hoje, 17 de Fevereiro, comemora-se o dia mundial do gato.

O gato é o animal que mais admiro e que mais gosto.

Muitas vezes me diziam que era tão apaixonada por gatos porque apenas tinha sido esse o animal com quem tinha convivido. Que quando tivesse um cão iria mudar de ideias.

Devo dizer a verdade, gosto muito mais da minha cadela que alguma vez pensei que pudesse gostar de um canídeo. Ela é parte da família. No entanto,  5 anos depois, continuo a ser mais fascinada por gatos. Pelo seu mistério, pela sua independência e insubmissão. 

Em 2021 perdi uma companheira de 11 anos, a Mimi. Volvidos quase seis meses ainda me emociono a pensar nela. Ainda me baralho e chamo por ela. Quando ela morreu pensei que tão depressa não iria querer outro gato. Mas logo percebi que uma casa sem um gato como habitante é uma casa incompleta e fomos a um abrigo buscar a Fiona, que é absolutamente diferente da Mimi, mas maravilhosa como gata que é.

Ainda bem que os gatos existem para colorir e animar o nosso mundo.


Alguém por aí como eu?




3 comentários

  1. Olá, Maria!
    É a primeira vez que comento aqui, por isso apresento-me :) Sou a PL (Patrícia) e desde que me conheço, sou fascinada por gatos. Tive um quando era miúda, viveu 5 anos. 10 anos depois da cruel morte do meu adorado gato, tive uma gata, uma drama queen, que viveu 11 anos. Em junho de 2012 adotei a miúda mais espetacular e especial que conheci. Ela tinha 10 meses, nasceu sem olhos e ainda hoje continua a ser uma aprendizagem constante partilhar a minha vida com ela. Somos unha e cutícula, e diariamente mostra como o seu coração vê muito melhor que os nossos olhos. É rufia, safada e terna. Pede abraços e é forte a executá-los, faz-me esfoliações faciais vigorosas, é a minha sombra, desafia-me inesperadamente e os 10 anos que já tem não lhe tiraram um ínfimo de jovialidade. Age e brinca como os gatos pequenitos, apesar dos 5,700 kg e 70 cm de comprimento desde o nariz, até à ponta do espanador (cauda). Conhece e encontra tudo, percebe várias instruções orais, adora explorar coisas novas ou fora do seu sítio habitual, tem uma capacidade de adaptação tremenda a espaços e gosta de saber onde estão os limites físicos de objetos. Quando sobe para um local novo por iniciativa própria e depois quer descer, avalia se está próxima do solo ou não, para saber que tipo de salto dar. É louca por hortícolas crus (couves, grelos, alface, nabiças, tudo o que é verde), delira com meloa e melão, gosta de provar alguns tipos de frutas para ver se são do seu agrado. Espirra como gente grande, sonha imenso e quase todos os dias há algum momento em que mia durante o sono. Às vezes quando acorda de um sonho, mia à nossa procura, como que em busca de tranquilidade. Ficaria aqui a escrever tanto mais sobre ela...
    Adoro a lógica felina, diria mesmo o sentido de humor, o não serem submissos. Irrita-me quando há pessoas que dizem que eles são traiçoeiros ou desapegados em relação a quem cuida deles. É tão errado!
    Acho que dá para perceber que gosto mesmo muito de gatos.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lá em casa dois rafeiros absolutamente incríveis.
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
  3. OLa..
    também adoro gatos...
    sou fascisnada por eles.. a independencia e o amor que dao...
    :)

    ResponderEliminar