Mas quem sou eu para julgar?

2 de junho de 2022

 Com o passar da idade vamos adquirindo alguns hábitos ou formas de estar. Uns bons. Outros nem tanto.

Uma coisa que noto em mim, até pela comparação com alguns posts que escrevi nos primeiros tempos de blogosfera, é a minha incapacidade/ falta de vontade, de opinar sobre certos assuntos.

Sigo o Luís Osório no Facebook e,  muitas das vezes, identifico-me com a sua forma de pensar.

Ontem (ou hoje, não sei) ele escreveu um texto sobre Catarina Gouveia e a polémica foto pós parto que a mesma colocou nas redes sociais. Concluí o Luís Osório que a dita errou ao publicar tal foto.

Não ponho em causa que, como quase sempre, o texto está bem escrito. Aceito também que o autor tenha direito a pensar que a foto não corresponde a um pós parto natural de uma mulher comum e que houve imensa produção de maqulhagem, cabeleireiro e afins antes da foto.



O que me causa alguma comichão é que haja milhares de pessoas a opinar sobre o carácter enganador da foto e a apedrejar a Catarina na praça pública.

Custa-me imenso  acreditar que alguém (no seu perfeito juízo) possa acreditar que quando acaba de parir uma mulher está com aquele ar leve e elegante. Pode estar repslandecente pela felicidade do momento, mas tão esteticamente adequada não está. E isto é para mim tão óbvio que não me parece que haja alguém que possa ser enganado por aquela foto e pensar que é um instantâneo.

Mas, ainda mais me perturba que as pessoas se sintam ofendidas por ela ter tirado e postado aquela fotografia. O filho é dela, o corpo é dela, quem teve o bebé foi ela e, acima de tudo, desde que não faça mal a terceiros, ela faz o que quer com a vida dela.

Quanto mais velha fico, mais incapacidade tenho para julgar ou opinar sobre a vida de cada um.



3 comentários

  1. Olá querida amiga!
    Tenho a mesma opinião/forma de pensar que tu tens. Mas nas redes socias é tudo mais simples... enfim :)

    Beijinhos. Boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Como homem, concordo na íntegra, com a sua opinião sobre a pessoa e a foto correspondente.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Se tu for uma Maria (ou não?) - se o Mundo lhe cabe dentro ou nele você se agiganta, o certo da idade, é que um dia os muitos anos se revelam no acender de mais velas, dos bolos que ganhamos da vida... Dos tombos que levamos e das despedidas. Viver, é poder entender tantas coisas... Tantas outras Marias, igualmente cheias de manias.
    Gosto da tua maneira de escrever e lhe homenageio com minha garbosa escrita, minha querida amiga.
    Beijos e cuide-se bem!!!

    ResponderEliminar