Alguém, amigo de um amigo meu, se suicidou.
Todas as mortes são de lamentar.
Mas as mortes por suícidio, sejam ou não de alguém que me é querido ou conhecido, causam-me um particular incómodo. Uma particular dor.
Provocam-me uma sensação de que todos, enquanto humanidade, falhámos. Falhámos porque não fomos capazes de salvar um dos nossos. Muitas vezes, sequer de perceber o seu sofrimento.
Sinto cada morte por suicídio como um atestado de incompetência enquanto ser humano.
Talvez seja tontice, mas é algo que se vai tornando cada vez mais doloroso com a idade.
Uma pessoa que, sem problema conhecido, põe termo à vida, será coragem ou cobardia?
ResponderEliminar.
Bom fim de semana.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
A questão para mim está mesmo aí! Nós não sabemos quais os verdadeiros problemas que estão na cabeça dos outros. Durante alguns anos achei que era o maior acto de cobardia e também o de coragem. Hoje sinto apenas dor e angústia. E repare, muitas vezes nem conheço as pessoas.
EliminarCompreendo-a perfeitamente
EliminarCumprimentos poéticos
Fica sempre um sentimento de culpa, porque nos questionamos sobre os sinais que não vimos, sobre as palavras que não escutamos com atenção; questionamo-nos sobre o que poderiamos ter feito e não fizemos [mesmo que nada disso tenha sido consciente]~
ResponderEliminarLamento imenso. Muita força!
Estou em total acordo com o que escreveste. As depressões são muitas vezes ignoradas (silenciosas) que, quando se repara já é tarde. Muitos fecham-se numa bolha com receio do julgamento. É preciso estar atento a todos os sinais.
ResponderEliminarA minha filha sofre de depressão e nunca teve pensamentos suicidas, mas podia ter. Só eu seu como a vi quendo teve uma grande crise.
Depois existem os suicídios por outras razões. De qualquer forma, estar atento é urgente!
Obrigada pelo teu texto.
Adoro-te 💖
.
O silêncio é testemunha da realidade
Bom fim de semana.
Beijo