Supreendida com as reacções? Nada! Apenas triste.

2 de setembro de 2022

 Sou heterossexual e cisgénero.

Presumo que quase todos sabem o que é o primeiro. Ou seja, a minha atracção sexual é por pessoas do género masculino, sendo eu do género feminino.

Saber o que quero dizer quando digo que sou cisgénero é que se calhar nem todos sabem.

O que são uma série de conceitos ou realidades, também eu não sabia até ser confrontada com elas na minha vida profissional e pessoal. Confesso-vos que não é fácil entender toda esta panóplia de conceitos e realidades, sobretudo, para quem sempre viu as coisas a preto e branco, como eu vi e como a maior parte viu (ou foi forçada a ver). Mas, queiramos ou não, o mundo tem muitas cores. Sempre teve e sempre terá.

Nem todos as conseguimos ver se não nos dispusermos a tal.

É mais fácil rir e achincalhar.
Mas também, não é de estranhar. No fim das contas, sempre foi assim. Nicolau Copérnico foi perseguido há muitos séculos pela sua ideia de que o sol estava no centro de tudo.
Creio que, uns, mais que outros, somos avessos a tudo o que é novo para nós, apesar de sempre ter existido. Tudo o que sai do que conhecemos assusta. E este medo faz-nos viver na ignorância!!! Lamento profundamente é que, em pleno século 21, a identidade de gênero ou a sexualidade de alguém ainda seja uma notícia e, sobretudo, que suscite tanto ódio, como a neste caso.






2 comentários

  1. E o que quer dizer "não-binário"?
    Estou de acordo com tudo o que escreveste!
    -
    Soltam-se raios de sol pelas fendas da manhã

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Minha linda Cidália, não binários são aquelas pessoas que, tendo nascido com órgãos genitais masculinos ou femininos, não se sentem nem masculinos nem femininos, podendo identificar-se com coisas típicas de homens e coisas típicas de mulheres. Diz respeito a identidade de género. É cisgénero a pessoa que se identifica com o seu sexo biológico. Ser hetero, homo ou bissexual, tem que ver com a orientação sexual.

    ResponderEliminar