Não é treta!

1 de outubro de 2017

Todos os dias dou uma volta pelas páginas de notícias e motores de busca, como a Sapo, com artigos generalistas. 
Todos os dias vejo artigos, que, maioritariamente, passo à frente, sobre os dez motivos, quinze ou vinte, pelos quais devemos comer este alimento (ou evitá-lo), as dez receitas, quinze ou vinte, para uma boa perfomance sexual ou laborar...and so on! 
Hoje deparei-me com cujo título era as cinco receitas para encontrar a felicidade e a serenidade.
Digo a verdade, nem sequer abri. Sou daquelas pessoas que não acredita num estado de felicidade permanente, ou seja, que possamos viver todos os dias, a todas as horas e todos os momentos num estado de alegria. Aliás, não confundo felicidade com alegria. Para mim felicidade tem muito mais que ver com um estado de serenidade, de tranquilidade.
Fui uma pessoa sobressaltada durante anos. Ansiava sempre mais e mais. Talvez, por isso, tivesse tantas variações de estado de espírito e vivesse tão angustiada. 
Lentamente, com a ajuda de algumas pessoas que se cruzaram comigo (que sortuda fui), fui-me apercebendo que só tinha uma forma de ser serena e, assim, feliz. Era ser grata. Quando comecei a sorrir porque tinha duas filhas para acordar de manhã, a sentir-me feliz porque tinha um trabalho em que, em alguns dias, posso fazer a diferença na vida de alguém, porque tenho alguém que me ama incondicionalmente, porque tantas e tantas coisas...comecei a ser feliz...Não é treta, nem conversa de livro motivacional (nunca li nenhum).
Para mim, a chave de tudo está na gratidão. Nada na vida me foi dado de mão beijada...Raras foram as vezes em que consegui as coisas que pretendia na primeira ou na segunda tentativa. No entanto, por vezes, comovo-me ao pensar nas coisas que tenho para agradecer... 


6 comentários

  1. Sermos gratos é mesmo o ponto de partida, porque aprendemos a olhar para as coisas com o valor que merecem!

    ResponderEliminar
  2. Eu também não acredito na felicidade permanente....existem momentos de felicidade ao longo da vida...



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Sermos gratos é realmente muito importante! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Claro! Devemos apenas ser gratas à vida. Um dia de cada vez. A Felicidade está nas pequenas coisas que fazemos acontecer.
    (( se um dia me sinto muito feliz, lá vem outro que me apetecia desaparecer))

    Beijo e uma excelente semana, minha amiga linda.

    ResponderEliminar
  5. Faz bem sentir gratidão!
    Para mim ... sinal de que estamos de bem com a vida!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu estou grata por existir.
    Estou grata por ter pais vivos - mesmo que longe de perfeitos
    Estou grata por ter saúde - ainda que já tenha sido melhor.

    Enfim... Sempre achei que as pessoas precisam de olhar à sua volta com positivismo. Caso contrário, só coisas más podem sair das observações. Isto de cobiçar a vida dos outros é um péssimo hábito... O consumismo, as «metas» sociais... É tudo tão mais simples, não é mesmo? Sempre me fez alguma confusão alguém com filhos dizer que não tem nada de positivo na sua vida... Filhos, marido/esposa que é companheiro... Só aí estão riquezas que valem milhões.

    A vida é difícil mesmo. Nada a fazer contra isso.
    Nunca será perfeita ou dará um retorno justo.

    Meus avós eram pessoas tão simples e pouco estudadas. Mas sabiam não olhar para as coisas más e verem o bom. O mau era para esquecer. Não se achavam pobres nem menos que os outros - que eu tenha conhecimento. E acho que tinham orgulho do que conquistaram em suas vidas: filhos criados, independentes, casa, teto e comida.

    É tão simples.

    ResponderEliminar