Apesar de não ser fã...

2 de outubro de 2017

Quando a Mini mais velha foi para a 1ª classe e, no fim do ano, foi nomeada para o quadro de excelência, não posso dizer que me foi indiferente. Embora então, tal como agora, o que me importa verdadeiramente é que sejam felizes e, se possível, boas alunas.
Com o tempo fui-me apercebendo do quão ineficazes ou contraproducentes podem ser estas escolhas e o quanto de subjectividade têm. Não é uma prática que aplauda, de todo.
Passou a ser uma rotina, no final de Setembro, ir ao recebimento do diploma pela mais velha.
No entanto, apesar da "cerimónia" de hoje ter sido em tudo idêntica às outras, foi aquela que verdadeiramente me fez exultar de orgulho.
A Mini mais nova está no 4º ano e até hoje nunca tinha sido escolhida. Não porque não tivesse um excelente aproveitamento, mas porque, dado o seu feitio vincado, para tristeza minha e do pai, nunca foi nomeada. Sempre achei justo que não o fosse, tendo em conta que um comportamento meritório é também factor essencial na escolha. No entanto, o ano passado, quando fomos à cerimónia da irmã, olhou-me nos olhos e depois fez um pacto com a professora. Ia deixar de estar a tagarelar nas aulas, ia deixar de ser rebelde e mal comportada. E, tal terá sido o esforço, que hoje foi compensada. A alegria foi enorme para ela. Para mim e para o pai foi imensa, porque ela aprendeu que também se sabe portar bem e que tudo é uma questão de pensar, contar até dez e respirar fundo antes de disparar boca fora.
Apesar de não ser apologista destas nomeações, a de hoje encheu-me de alegria.


10 comentários

  1. Fui uma superação, sobretudo porque partiu dela :)

    ResponderEliminar
  2. Pois... pode vir a dar bons frutos, apesar de achar que também pode ser contra produtiva, depende das crianças, no teu caso foi bom :D Muitos parabéns...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns a ela, foi uma senhora conquista. A minha filha também esteve uma vez no quadro de honra da escola e se para mim foi um enorme motivo de orgulho, ela não ligou absolutamente nada àquilo...

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Não pela presença no quadro de honra da escola, mas sim pela vitória da Mini mais nova, que trabalhou para conseguir o seu objetivo. E venceu! :D
    (e parabéns também à Mini mais velha que 4 nomeações são muito boas :) )

    ResponderEliminar
  5. Fico feliz por ti. Acredita!

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  6. Acho que os pais devem ficar orgulhosos, e ela ainda mais!
    Foi um esforço que fez e foi recompensada. É de pequenino que se começa a aprender!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Há de se orgulhar sim!

    Beijos e uma semana incrível!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  8. Parabéns ! Deves estar orgulhos da tua piolha :D

    ResponderEliminar
  9. Que bela conquista! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar