O desfazer de um mito...

19 de novembro de 2017

Cresci a adorar bolacha Maria. Sempre me apresentaram esta bolacha, de nome tipicamente português mas inventada por ingleses, como uma bolacha inofensiva para a saúde, desde que, como é óbvio não comesse 20 ou 30 de uma vez. Gosto delas com chá, desfeitas no leite (embora actualmente já não beba leite), com queijo e, sei lá, de mais mil maneiras. Das três cirurgias que fiz, lembro-me que foi das primeiras coisas que me deram para comer, acompanhada de chá.
Estava tão convencida da sua natureza inofensiva que as dei às minhas filhas ai perto dos seis meses. E, também elas se tornaram fãs. Uma gosta dela tostada e a outra enriquecida com mel. A minha cachorra Mel já conhece a caixa das Maria e abana-se toda quando abrimos a latinha.
Enfim, cá em casa só a gata não come Maria.
Fiquei deveras aborrecida ao ler um artigo em que uma nutricionista conhecida na praça alerta para o quão enganosa a inofensiva Maria é. Ao que parece, tem imenso açúcar, gordura e nada de fibras. Engorda e não tem valor nutricional. Ainda assim, uma bolachinha tem menos de metade das calorias de uma Oreo (23 a Maria, 53 a Oreo)
Pronto, agora já sei que não me devo empanturrar com as ditas bolachinhas. Sei que não devo...não quer dizer que não continue a comer...por este caminho, um dia destes nada podemos comer.


18 comentários

  1. Muito bem. Também adoro bolacha maria. E compro para a Bia

    Beijinhos
    (( mais um domingo que nada))

    ResponderEliminar
  2. Querida Maria do Mundamiga

    Porra!!!! Um destes dias até o ar é proibido... :-)))

    Qjs do

    Henrique, o Leãozão
    _________

    Quando voltas à NOSSA TRAVESSA?

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não sabia disso mas eu também adoro bolacha Maria! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aiiii...tudo faz mal. Até a Maria :( a minha mãe come molhadas em água :x

    ResponderEliminar
  5. Bem, as bolachas de arroz tb têm 23 calorias. E às xs sabe bem umas Maria com leite de amêndoa fresquinho (leite vegetal para equilibrar "a coisa"), se nos criámos com Maria e Torradas e andamos cá é porque não é tudo mau e fazem bem à alma ;)

    ResponderEliminar
  6. Não me surpreende nem nunca pensei que as bolachas Maria fossem “inofensivas”... : ))
    Quando se fala em bolachas Maria, penso no bolo de bolacha que simplesmente adoro!!!!! Não o faço, mas não digo que não quando a mãe de uma amiga me telefona e me convida para ir buscar umas quantas fatias!!!
    Aqui também se encontra a bolacha Maria em todos os supermercados.
    Como 5 bolachas tem 130 calorias e 6 g de açúcar.... talvez possa continuar a comer pelo menos uma por dia!!! : )))

    ResponderEliminar
  7. Tudo faz mal quando é ingerido em excesso. Acho que o importante é haver equilíbrio!

    ResponderEliminar
  8. A verdade está toda nessa última frase... qualquer dia não se pode comer nada, que tudo faz mal a qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia que estas bolachas era tão calóricas. Também pensei que fossem mais inofensivas...

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  10. Onde é que eu assino o comentário do FerreirAmigo??
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. qualquer pessoa que leia o rótulo sabe que o valor nutricional é praticamente nulo, mas pode ser um mal menor comparado com outras no mercado... Acho é que não deve ser dado às crianças como um snack saudável e se calhar foi isso que ela quis dizer?! (não li o artigo)

    ResponderEliminar
  12. Nunca gostei muito de bolacha maria...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  13. Como em tudo, acho que se for consumida com moderação não irá fazer assim tanto mal. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Aii hoje em dia tudo faz mal :/ a bolacha Maria também fez muito parte da minha infância porém hoje em dia já não como .

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro partir uma meia dúzia delas para dentro do café e comer xD

    ResponderEliminar
  16. Também já tinha ouvido isso. Qualquer dia até a água faz mal!

    ResponderEliminar
  17. Se me permites, não dês as bolachas à cadelinha. O açúcar é totalmente proibido para os cães e tendo a bolacha assim tanto a coisa piora de figura.

    ResponderEliminar
  18. Olá Maria,
    A história das bolachas Maria já tinha ouvido faz tempo. Não sou muito apreciadora, mas os meus miúdos gostam... Estas podem não ser muito boas, mas em comparação com toda a panóplia de outros "crimes" alimentares que se vêem nas prateleiras dos hipers, estas são meiguinhas, com certeza!!

    Gostei do seu blog!
    Beijinhos
    Sandra C.

    ResponderEliminar